FCecon alerta para alta de casos de câncer de intestino no Amazonas

FCecon alerta para possíveis 300 casos de câncer de intestino no Amazonas
Foto: Divulgação
Compartilhe

Dados da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado (FCecon), revela que cerca de 300 pessoas devem ser diagnosticadas com câncer de intestino somente neste ano, em todo o Amazonas.

Segundo o chefe do serviço de Endoscopia da FCecon, o médico endoscopista Marcelo Tapajós, existem alguns fatores de risco que devem ser observados e ajudam a prevenir a doença.

“Histórico familiar de câncer de intestino e doenças inflamatórias do intestino, como retocolite ulcerativa crônica e doença de Crohn podem ser fatores de risco para. A orientação é que pacientes com essas doenças devem procurar acompanhamento individualizado”, disse.

Ainda segundo o médico, é consenso que o excesso de carne vermelha e de carnes processadas, açúcar, bebidas alcoólicas, tabagismo e a obesidade são fatores de risco para o desenvolvimento do câncer colorretal.

Sintomas

Os principais sintomas são presença de sangue nas fezes, dor e cólica na barriga, sensação de que o intestino não está completamente esvaziado, perda de peso rápida e não intencional, anemia, cansaço e fraqueza.

Segundo a FCecon, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e as sociedades médicas da área preconizam o início do rastreamento do câncer de cólon e reto em pessoas a partir dos 50 anos e 45 anos, respectivamente, por meio do exame de sangue oculto nas fezes. Em resultados positivos, o usuário deve ser submetido ao exame de colonoscopia.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais