Federação Internacional de Jornalistas ameaça levar Israel à Justiça pela morte de repórteres

Compartilhe

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) ameaçou processar Israel se o seu exército matar ou atacar repórteres em Gaza, denunciando a morte de quase 10% dos profissionais na região desde o início da guerra.

Em uma carta aberta ao primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e ao ministro da Defesa, Yoav Gallant, publicada no sábado (27), a FIJ afirmou que cerca de 10% dos jornalistas que trabalhavam em Gaza foram mortos durante a guerra entre Israel e Hamas.

“A taxa de mortalidade entre os funcionários da imprensa tem sido tamanha – cerca de três vezes a dos profissionais de saúde, por exemplo – que é impossível acreditar que se trata de uma questão de sorte”, afirmou a carta.

Os ataques israelitas na guerra contra o Hamas, provocaram o maior número de profissionais do setor mortos numa guerra: pelo menos 113 jornalistas e trabalhadores dos meios de comunicação social morreram, de acordo com um balanço feito pelo Sindicato dos Jornalistas Palestinos, associado da FIJ.

A carta questiona se Israel tem, até à data, visado deliberadamente os jornalistas em Gaza, tendo em conta que taxa de mortalidade é cerca de três vezes superior à dos profissionais de saúde, afirmou.

O Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ), uma organização sem fins lucrativos que promove a liberdade de imprensa, disse, no domingo (28), que 83 jornalistas e trabalhadores da mídia foram mortos desde o início da guerra, em 7 de outubro.

 

 

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais