FESTin: Maior festival de cinema de língua portuguesa exibirá 38 filmes em Lisboa

Em edição histórica, o festival conta com quatro mostras competitivas, exibições dedicadas ao cinema brasileiro, ao público infantil e à terceira idade. Foto: Divulgação
Compartilhe

Filmes consagrados pelo público, diversidade, celebração, polêmicas saudáveis e debates, essa é a premissa da programação da 15ª edição do Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa (FESTin), que acontecerá de 2 a 12 de maio, em Lisboa. O tradicional festival reúne 38 filmes de língua portuguesa, ao longo dos 10 dias de eventos, em diversos espaços da cidade, como: o Cine Turim, o Auditório Liceu Camões, o Cine Incrível e o Fórum Lisboa em uma verdadeira ocupação cinematográfica da capital portuguesa. O FESTin traz quatro mostras competitivas que são: documentário, curta-metragem, longa-metragem de ficção e infantil.

Filme Porto Principe. Foto: Divulgação

Entre os filmes brasileiros, destacam-se: “Mamonas Assassinas – O Filme”, dirigido por Edson Spinello, que terá sua estreia em Portugal na abertura do festival; “Mussum”, dirigido por Silvio Guindane; “Mais Pesado é o Céu”, de Petrus Cariry; “Nada Será Como Antes – A Música do Clube da Esquina”, da diretora Ana Rieper; “As Polacas” do diretor João Jardim e “Porto Príncipe”, de Maria Emília de Azevedo. Já na categoria internacional, os destaques são: “Afinador de Silêncios”, do diretor Mário Patrocínio (Portugal); “Joia” de Jonathan Samukange (Angola) e “A Luta de Nzinga”, de Eduardo Cunha Souza (Brasil/São Tomé e Príncipe), entre outros.

Sobre a jornada de 15 anos do FESTin, a diretora do festival, Léa Teixeira, destacou o legado sólido na promoção do cinema lusófono, no intercâmbio cultural e no desenvolvimento da indústria cinematográfica nos países de língua portuguesa: “O FESTin, ao longo de seus 15 anos de existência, criou um legado significativo na promoção do cinema lusófono e na interculturalidade entre os países de língua portuguesa, promovendo a cultura lusófona, tornando-se uma plataforma de difusão para cineastas e estimulando a circulação de produções dos países de língua portuguesa. Hoje, o festival é uma referência mundial nesse segmento tão importante para o cinema, e nosso objetivo é expandir cada vez mais, gerando oportunidade e reconhecimento para essas culturas”, ressaltou.

Filme Mais Pesado é o Céu.
Foto: Divulgação

Já Adriana Niemeyer, também diretora do FESTin, falou sobre os avanços do festival, para estabelecer conexão com novos públicos e países: “Hoje temos um festival moderno, que acompanha o que há de mais necessário nos debates dentro do universo audiovisual. Além disso, estamos apenas levando o FESTin para o mundo digital e expandindo nossos horizontes geográficos. Esta edição irá se conectar – também no online – ainda mais com cineastas, artistas e entusiastas do cinema em todos os cantos dos países de língua portuguesa, promovendo uma verdadeira celebração da diversidade cultural”.

Para celebrar seus 15 anos, o FESTin preparou uma programação especial, com estreias exclusivas e uma variedade de obras, desde longas-metragens de ficção e animação até documentários e curtas-metragens. Essa seleção pode ser conferida no site festin-festival.com/15a-edicao.

Além disso, o evento contará com uma retrospectiva especial das edições anteriores, apresentando filmes marcantes que contribuíram para o sucesso do festival ao longo dos anos. O evento também fortalecerá laços culturais e promoverá o intercâmbio entre países participantes através do Conexões FESTin, em colaboração com o Festival de Filmes Científicos (FeFICI), em formato online, consolidando sua posição como uma plataforma vital para a cooperação cultural entre os países de língua portuguesa.

Filme As Polacas.
Foto: Divulgação

Sobre o FESTin:

No FESTin, a cultura é a linguagem universal que conecta povos e promove a unidade. Ao reunir realizadores, artistas e amantes do cinema de língua portuguesa, torna-se um epicentro de experiências que fortalecem identidades e enriquecem a diversidade. A programação diversificada reflete a pluralidade de vozes e histórias que o FESTin abraça. Por meio de filmes de ficção, documentários, curtas-metragens e animações, o festival dá visibilidade a narrativas muitas vezes marginalizadas, valorizando diferentes vozes, independentemente de origem, orientação sexual, etnia ou classe social.

A curadoria do FESTin seleciona obras que exploram a riqueza cultural dos países de língua portuguesa e abordam questões sociais pertinentes. Os filmes em destaque trazem à tona debates sobre direitos humanos, igualdade de gênero, racismo, imigração e meio ambiente. Ao se posicionar como um agente de transformação social, o FESTin promove a igualdade e equidade como pilares fundamentais. Representatividade e respeito a todas as culturas são valores intrínsecos do festival, impulsionando uma sociedade mais justa. O poder da arte cinematográfica transcende barreiras, quebra preconceitos e instiga empatia, guiando-nos rumo a um mundo mais inclusivo e compassivo.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais