Nesta segunda-feira (20), começam as inscrições para a programação acadêmica do 10º Festival Amazonas Jazz, que será realizado de 21 a 29 de março, no Teatro Amazonas, Centro. O evento oferecerá gratuitamente mais de 20 opções de palestras, masterclasses e workshops, que envolvem diversos segmentos profissionais da arte e da cultura.
As vagas para as atividades pedagógicas são limitadas, e os interessados podem se inscrever por meio do site www.festivalamazonasjazz.com.br.
As atividades serão realizadas no Centro Cultural Palácio da Justiça (Avenida Eduardo Ribeiro, 901, Centro), no Teatro da Instalação (Rua Frei José dos Inocentes, Centro) e na Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (Esat/UEA, Avenida Leonardo Malcher, 1.728, Praça 14 de Janeiro).
Um dos destaques é a palestra da cantora, compositora e pesquisadora amazonense Karine Aguiar, que discutirá a relação entre música, cultura e meio ambiente. Com o tema ‘Ecomusicologia’, a palestra exibirá um panorama das pesquisas sobre a diversidade cultural amazônica desenvolvidas pela artista, que é mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia e doutoranda em Ecomusicologia na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp-SP).
Além da palestra, Karine levará o projeto ‘Jungle Jazz’ para o Teatro Amazonas, como parte da programação musical do evento. Criado em parceria com o músico e pesquisador Ygor Saunier, o projeto enfatiza os encontros sonoros entre clássicos do jazz e as cantigas e batuques de manifestações musicais da Amazônia, como o boi-bumbá de Parintins, gambá de Maués, marabaixo, entre outras.
O baterista Airton Silva, que integra a Amazonas Band e a Orquestra de Beiradão do Amazonas (OBA), ministrará um workshop sobre ritmos do Norte do Brasil aplicados à bateria, do beiradão ao marabaixo. O músico já atuou com grandes nomes do cenário jazzístico internacional, como Dave Liebman, Bob Mintzer e John Fedchock.
Conheça nossos serviços
– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa
Ainda entre os representantes locais na programação, está Fernanda Mattos de Souza, mestre em Artes Cênicas, que fará um workshop sobre iluminação cênica como instrumento de valorização visual. A amazonense apresentará uma análise estética e técnica acerca do espetáculo de abertura do Festival Amazonas Jazz, ‘Ritos de Passagem’.
Outros temas inclusos na programação são ‘Improvisação e Pedagogia Musical’, ‘Jazz: Crítica e Jornalismo’, ‘Percussão Brasileira’, ‘Economia Criativa’, ‘Bateria Brasileira no Jazz’, ‘O Corpo a Serviço da Subjetividade’, ‘Tipo Hands On: Rap e Jazz’, ‘Pandeiro Jazz’, ‘Saxofone e Improvisação’, ‘O Beiradão’, ‘A Experiência CLAM’, ‘Free Jazz’, ‘Jazz Trombone’, ‘Hands On – Latin Jazz’, ‘Guitarra’, ‘Trompete’ e ‘Captação de Áudio para Transmissões Audiovisuais e em Streaming’.
“A programação acadêmica do Amazonas Jazz é uma ferramenta que possibilita a aproximação entre diversos setores da cultura e a conexão entre artistas com experiências diversas”, destaca o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz. “Além de grandes nomes do cenário internacional, teremos entre os palestrantes profissionais do Amazonas que estão se destacando com pesquisas e projetos focados nas manifestações culturais amazônicas, estabelecendo pontes importantes para a valorização de nossas expressões artísticas”.
O festival
O 10º Festival Amazonas Jazz promoverá mais de 15 espetáculos no Teatro Amazonas, com nomes da música instrumental brasileira e internacional.
A programação é formada ainda por shows aos fins de tarde em flutuante, exibição de filmes e exposição fotográfica na Casa do Jazz e um roteiro de apresentações musicais em bares e restaurantes.
Os ingressos para os concertos já estão à venda na bilheteria do teatro e no site Bilheteria Digital (www.bilheteriadigital.com) por valores que variam de R$ 20 a R$ 80.