Como parte da programação do 24o Festival de Ópera do Amazonas, os espetáculos Il Tabarro de Giacomo Puccini e Menino Maluquinho de Ernani Aguir serão apresentados ao publico no Teatro Amazonas nos próximos dias. O FAO acontece até o dia 31 de maio, na capital e interior. A programação conta com atrações gratuitas e pagas, com ingressos à venda em www.bilheteriadigital.com e na bilheteria do Teatro Amazonas.
Os horários dos espetáculos podem ser conferidos no endereço digital do festival : https://cultura.am.gov.br/portal/evento/?id=2721
Acompanhe abaixo as sinopses resumidas dos espetáculos.
Il Tabarro de Giacomo Puccini
Giorgetta se ocupa de pequenas tarefas enquanto seu marido Michele, chefe dos estivadores, está no convés da embarcação. Ele pede a ela um beijo, o que Giorgetta aquiesce com relutância. Em seguida desembarca e oferece vinho aos trabalhadores, entre os quais estão Luigi, Tinca e Talpa, que começam uma dança. Giorgetta dança com Luigi, ficando evidente o envolvimento amoroso entre eles.
A dança é interrompida com a chegada de Michele. Giorgetta percebe a inquietação do marido e pergunta por que está tão preocupado. Em resposta, ele afirma que o trabalho anda escasso e que será obrigado a dispensar um dos estivadores. Giorgetta pede que não seja Luigi. Chega Frugola, esposa de Talpa, que vem buscá-lo e mostra as mercadorias que conseguiu em sua ronda pela cidade. Tinca, por seu turno, planeja afogar as mágoas na bebida e Luigi concorda com ele.
Frugola sonha com uma pequena casa e Giorgetta fala do seu desejo de deixar o barco e morar em um subúrbio tranquilo. Ela expressa o seu amor por Luigi. A cena é, mais uma vez, interrompida por Michele. Luigi não suporta a situação e pede para ser demitido. Michele, porém, pondera que não encontrará outro trabalho e retorna ao porão.
Luigi e Giorgetta combinam um encontro mais tarde. Quando Michele for dormir, ela acenderá uma luz como sinal. Com a saída de Luigi, Michele retorna ao convés e encontra a esposa inquieta. Evoca o amor do passado e recorda os dias felizes que passaram antes da morte do filho. Lamenta a diferença de idade entre eles e insinua que Giorgetta tem um amante. Ela nega e desce ao porão.
Michele fica sozinho no convés sozinho. Encoberto por seu capote, acende o cachimbo. Vendo a luz, Luigi corre a bordo pensando tratar-se do sinal combinado com Giorgetta. Os dois homens se confrontam e Michelle o obriga a confessar seu amor por Giorgetta, antes de estrangulá-lo. Terminada a luta, tira o capote e cobre o corpo de Luigi com ele. Enquanto isso, Giorgetta reaparece disposta a se desculpar com o marido. Este, como resposta, levanta o capote e revela o corpo do amante assassinado.
Menino Maluquinho
O universo lúdico do Menino Maluquinho recebe nova vida com cenas repletas de música e coreografia. O libreto é de Maria Gessy de Sales.
Ernani Aguiar é o responsável pela composição musical. Compositor, regente, professor e pesquisador, Aguiar é um dos musicistas de maior atuação no país e suas composições já foram apresentadas em mais de cinquenta países de todos os continentes. Na Ópera do Maluquinho, emprestou seu talento musical para a produção composicional do texto do Ziraldo.
O roteiro aborda de forma leve e divertida a importância da relação com a família e os conflitos comuns à infância. Os personagens da turma do Maluquinho, que marcaram o imaginário de gerações, estarão presentes nesta aventura musical, entre eles: Bocão, Julieta e a mãe, o pai e os avós. Juntos, eles cantam e dançam composições inéditas de Ernani Aguiar.