Festival NegrArte é lançado no Dia da Abolição da Escravatura

Foto: Reprodução
Compartilhe

Apresentar a importância e as influências de artistas negros, negras e negres na construção da biografia das artes visuais brasileiras, da tela à escultura, da fotografia ao grafite e da literatura ao design. Essa é a base do Festival NegrArte, que acontece entre os dias 13 e 15 de maio. O evento será online e gratuito.

A iniciativa pretende promover e ampliar essas produções contemporâneas através de encontros com palestras, rodas de conversas, apresentações artísticas e exposições sobre diversas manifestações artísticas, além de trazer um artista homenageado, Sidney Amaral. Além de nascer justamente no dia 13 de maio, data em que anualmente se relembra a abolição da escravatura no Brasil, que foi realizada em 1888, por meio da Lei Áurea.

O artista que faleceu precocemente aos 44 anos, vítima de um câncer, foi um homem que compartilhou em suas obras a própria existência como afrodescendente, que conviveu com as marcas do racismo.

Do evento

O festival nasceu de um desejo dos idealizadores Flávio Nogueira e Liliane Santos que pensaram em criar um evento no qual fosse possível refletir, discutir e ampliar a produção contemporânea de artistas negros/as/es exibindo suas camadas e multiplicidade, além de buscar se desenvolver como uma causa cultural e ferramenta no combate ao racismo estrutural.

O evento terá três dias de programação com debate sobre a obra do artista Sidney Amaral (homenageado da edição), palestras, roda de conversa, performances e duas apresentações musicais.

Entre os participantes, podemos destacar a apresentadora do GNT Stephanie Ribeiro; a grafiteira Ziza na roda de grafite; o cineasta Jeferson De, que está dirigindo a novela ‘Além da Ilusão’, da Globo; a premiada cineasta Sabrina Fidalgo, o professor adjunto na Escola de Belas Artes da UFMG, Wagner Leite Viana, a artista visual, pesquisadora e educadora, Janaina Barros; a artista visual, educadora e pesquisadora Elidayana Alexandrino; e as curadoras Renata Felinto e Hanayrá Negreiros, entre outros.

O evento será transmitido pelo canal do YouTube da NegrArte (https://www.youtube.com/channel/UCa2DqVcB78O3tKZJhj6rDIQ)

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais