Festival Piauí de Jornalismo discute mentiras disfarçadas de notícias

Evento reúne especialistas em São Paulo para debates sobre notícias que parecem mentiras e mentiras que parecem notícias Foto: Tuca Vieira/ Divulgação
Compartilhe

Em sua sétima edição, o Festival Piauí de Jornalismo, que ocorre em 3 e 4 de dezembro, pela primeira vez na Cinemateca Brasileira, na capital paulista, reúne repórteres e editores brasileiros e estrangeiros para debater o cenário político atual, fake news, credibilidade e liberdade de imprensa. Os ingressos para o Auditório do Telão, que transmitirá toda a programação do festival, estão à venda pelo site da Sympla. As entradas para dois workshops gratuitos de criação de canais no YouTube também podem ser reservadas pelo site. Já os ingressos para o Auditório principal estão esgotados.

Com curadoria de José Roberto de Toledo, colunista de política e apresentador do podcast Foro de Teresina, e patrocínio do YouTube, o festival traz debates com o tema Com a Pulga atrás da orelha: Notícias que parecem mentiras e mentiras que parecem notícias.

Serão dez mesas de discussão, com as participações de oito jornalistas estrangeiros e mais de 20 jornalistas dos principais veículos brasileiros de comunicação; e dois workshops gratuitos de criação de canais no YouTube, um no sábado e outro no domingo, oferecidos pelo YouTube, que ocorrerão em um auditório de 100 lugares.

Para as mesas de discussão estão confirmados nomes como Adam B. Ellick, diretor e produtor executivo da seção Opinion Video, do New York Times, produtor do documentário que trouxe ao mundo a História de Malala, em 2009, vencedor do Prêmio Pulitzer, em 2015, e do Emmy, em 2016; a finlandesa Jessikka Aro, ex-repórter de emissora pública na Finlândia e autora do livro Os Trolls de Putin, sobre como Putin criou um exército digital para causar irrupção nas democracias de boa parte do mundo; e a jornalista salvadorenha Julia Gavarrete, do site El Faro, que é especializada em questões políticas, violência e seu impacto em crianças de comunidades vulneráveis.

As mesas terão tradução simultânea. O público receberá fones de ouvido na entrada do auditório para ouvir os debates em português.

Confira a programação completa do 7º Festival Piauí de Jornalismo:

Sábado – 3 de dezembro

9h

Workshop gratuito – Como pensar em uma estratégia multiformato para o seu canal

Case MyNews com Gabriela Bispo (YouTube) e Myrian Clark (editora-chefe do MyNews)

10h

Jessikka Aro / Finlândia

Mediadora: Patricia Campos Mello – Folha de S.Paulo

Mediadora: Flavia Lima – Folha de S.Paulo

12h

Conversa com o YouTube: Atila Iamarino

Mediadora: Patricia Muratori – YouTube

Mediador: Bernardo Esteves – piauí

O divulgador de ciência Atila Iamarino conversará com Patricia Muratori, diretora do YouTube Brasil, e Bernardo Esteves, repórter de ciência da piauí, sobre o combate à desinformação no meio científico em tempos de pandemia.

14h

Alejandra Inzunza / Dromómanos, México

Mediador: Fernando de Barros e Silva – piauí

Mediador: Bernardo Mello Franco – O Globo

16h

Nicholas Johnston /Axios, EUA

Mediador: José Roberto de Toledo – piauí

Mediadora: Aline Midlej – GloboNews

18h

Anna Babinets / Slidstvo, Ucrânia

Mediadora: Dorrit Harazim – O Globo

Mediadora: Thais Bilenky – piauí 

Domingo – 4 de dezembro

9h 

Workshop gratuito – Como pensar em uma estratégia multiformato para o seu canal

Case Vibra (Grupo Bandeirantes) com Lucia Zaragoza (YouTube) e Allen Chahad (Parcerias Estratégicas da Vibra) 

10h

Brandon Feldman /YouTube, EUA

Mediadora: Ana Clara Costa – piauí

Mediador: Pedro Doria – Meio

12h

Foro de Teresina – ao vivo

Thais Bilenky, José Roberto de Toledo e Fernando de Barros e Silva

Os apresentadores do podcast semanal de política da piauí farão uma transmissão ao vivo, em vídeo, pelo canal da piauí no YouTube, e comentarão o momento pós-eleitoral no Brasil. No palco, Thais Bilenky, Fernando de Barros e Silva e José Roberto de Toledo.

14h

Adam Ellick / The New York Times, EUA

Mediador: André Petry – piauí

Mediadora: Natuza Nery – GloboNews

16h

O jornalista e o ditador

Mediador: Breno Pires – piauí

Mediadora: Alana Rizzo – YouTube

18h

Julia Gavarrete / El Faro, El Salvador

Mediadora: Consuelo Dieguez – piauí

Mediador: Ricardo Gandour – ESPM

Bolsa YouTube para universitários

O YouTube, patrocinador do Festival Piauí, ofereceu 15 bolsas com acesso gratuito aos dois dias de festival para estudantes de universidades públicas a fim de impulsionar o acesso à informação e incentivar as boas práticas do jornalismo. As bolsas foram destinadas a alunos de universidades públicas que cursaram o Ensino Médio em escola pública e que são residentes na Grande São Paulo. Dois terços das vagas destinaram-se a alunos autodeclarados negros ou indígenas. A lista dos ganhadores foi divulgada no dia 3 de novembro no site da piauí.

Serviço do Festival Piauí de Jornalismo – 3 e 4 de dezembro

Data: 3 e 4 de dezembro (sábado e domingo)

Horário: 10 às 18h

Local: Cinemateca Brasileira

Endereço: Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino, São Paulo, SP

Ingressos: R$ 150 (Auditório do Telão) e esgotados (Auditório principal)

https://www.sympla.com.br/evento/festival-piaui-de-jornalismo/1684309

*Assinantes compram com desconto. Estudantes e professores pagam meia-entrada.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais