O Festival & Prêmio Curta! Documentários anuncia os dez finalistas da categoria “Artes”, que foram selecionados pelo público e agora serão analisados pelos jurados Adriana Rattes, Paulo Sergio Duarte e Silva Soter. Entre as produções escolhidas estão séries como “Estados da Arte”, de Eduardo Goldenstein, e “Onde Nascem as Ideias”, de Carolina Sá; e longas-metragens como “Guarnieri”, de Francisco Guarnieri; “Movimentos do Invisível”, de Flávia Guayer e Leticia Monte e “Paulo Autran – O Senhor dos Palcos”, de Marco Abujamra.
Além de comemorar dez anos do canal Curta!, O Festival & Prêmio Curta! Documentários celebra a qualidade da produção nacional existente graças a políticas de fomento bem-sucedidas que reavivaram o audiovisual brasileiro, setor que espera por uma retomada nos próximos anos.
A premiação está prevista para acontecer em 11 de março, após ser adiada devido ao recente surto de covid-19. Os finalistas foram escolhidos entre as 28 produções na categoria, todas conteúdos originais do Curta! e viabilizadas através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). Ao todo, concorreram 85 filmes e 56 séries originais, somando mais de 700 conteúdos, divididos em cinco categorias: além de “Artes”, “Música”, “Cinema”, “Pensamento” e “Sociedade”. Serão distribuídos R$ 205 mil entre seus vencedores, oferecidos pelo Curta! e pelos parceiros LuzRio e Quanta.
É possível assistir a todos os 50 finalistas gratuitamente no site https://festival.canalcurta.
Confira os finalistas da categoria “Artes”:
“Coleção Arte Presente em Inhotim”, série de Pedro Urano
“Designers do Brasil”, série de DJ Dolores
“Estados da Arte”, série de Eduardo Goldenstein
“Guarnieri”, longa de Francisco Guarnieri
“Moto Contínuo – Uma Imersão na São Paulo Cia de Dança”, longa de Marco Del Fiol
“Movimentos do Invisível”, longa de Flávia Guayer e Leticia Monte
“Onde Nascem as Ideias”, série de Carolina Sá
“Paulo Autran – O Senhor dos Palcos”, longa de Marco Abujamra
“Torquato, Imagem da Incompletude”, longa de Danilo Carvalho e Guga Carvalho
“Tudo É Projeto: Paulo Mendes da Rocha”, longa de Joana Mendes da Rocha e Patricia Rubano