Documentário O Território, estreia do diretor Alex Pritz, estará disponível nos cinemas brasileiros a partir de 8 de setembro, e faz parte da mostra Mês Amazônia no CineSesc.
Distruibuido pela National Geographic Documentary Films e a O2 Play teve seu lançamento mundial na competição World Cinema em Sundance 2022, ganhou o Prêmio do Público e o Prêmio Especial do Júri, tornando-o o único filme do evento a ganhar prêmios do público e do júri.
O filme é uma coprodução com a comunidade indígena Uru-eu-wau-wau, quem filmou parcialmente o documentário.
A obra se baseia em imagens reais capturadas ao longo de três anos, enquanto a comunidade arrisca suas vidas para montar sua própria equipe de mídia na esperança de expor a verdade.
“Este filme apresenta uma realidade que precisa ser exposta. Estamos felizes com a relevância e o alcance que essa produção está adquirindo”, comenta Alex Pritz. “Em todos os lugares onde levamos ‘O Território’, todos foram impactados e se sensibilizaram pela situação que os Uru-eu-wau-wau vivenciam. Tenho certeza que, em sua estreia no Brasil, o efeito do filme será maior e mais poderoso ainda”, declara o diretor.
“Todo barulho que estamos conseguindo fazer com o filme mostra que estamos superando uma herança de apagamento e marginalização. Nós já estávamos registrando nossa vida e nosso cotidiano para nos preservar, e agora estamos fazendo estas imagens e essa história chegarem a lugares que nem imaginávamos poder alcançar”, declara Bitaté Uru-eu-wau-wau, o jovem líder do Uru-eu-wau-wau em “O Território”.
Produzido pelo cineasta indicado ao Oscar Darren Aronofsky; pelo indicado ao Oscar e vencedor do Emmy Sigrid Dyekjær (“A Caverna”); Will N. Miller; Gabriel Uchida; Lizzie Gillett e Pritz, com produção executiva da ativista Txai Suruí, com trilha sonora original de Katya Mihailova e edição de Carlos Rojas Felice,
No dia 8 de setembro, às 20h, haverá uma sessão especial do filme seguida de debate. O evento é gratuito, com retirada de ingresso duas horas antes, na bilheteria do Cinesesc (Rua Augusta, 2075 – São Paulo).