Filmes produzidos no município de Tefé serão apresentados em documentário em Paris

Foto: Divulgação
Compartilhe

O cotidiano, a arte, a cultura e as experiências dos povos ribeirinhos, registrada em produções cinematográficas no município de Tefé (a 500 quilômetros de Manaus), chamou a atenção da Europa. Pela segunda vez, os filmes exibidos durante a mostra de cinema de Tefé, produzidos por adolescentes, jovens e idosos do município, vai ser destaque no
documentário: “Representações audiovisuais amazônicas: Um olhar desde o Médio Rio Solimões”, a ser apresentado no próximo dia 8 de março em Paris, durante o “Concerts Gastronomie Conférences Litérature Ateliers Projections”, na França, 2020, segundo divulgou o Portal Castanha News de Tefé.
Os filmes divididos nas categorias curtas (10 a 20 minutos), médias de 20 a 35 minutos e longa (1h a 1h30), foram exibidos durante a 5ª Mostra de Cinema de Tefé no Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM (http://www.cetam.am.gov.br/). O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal com o apoio do Programa Viva Tefé em dezembro de 2019.
Participação de idosos
Durante a programação foram exibidos filmes produzidos pela terceira idade do Projeto Arte e Comunicação, do Centro de Convivência da Família. Na produção audiovisual, os idosos usaram da criatividade, cultura e fé na produção dos curtas-metragens: O Encanto do Boto; Cobra Grande e As Mulheres de Manuel.

Conheça nossos serviços

– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa

No segundo momento, foi à vez dos adolescentes do Projeto Cinema e Identidade entrarem em cena com produções que marcam a identidade da juventude de Tefé. Filmes como “Seu Pensamento”; “Dia dos finados”; “Meneruá” e “Psicose” trouxeram ao imaginário do público alegria e reflexão.
Associação banca a produção
A maioria dos filmes exibidos são produzidos pela Associação Cinematográfica Fogo Consumidor Filmes que é uma sociedade civil, sem fins lucrativos. Em 2010, foi produzida a primeira produção audiovisual que levou a identidade amazonense além das fronteiras. Na ocasião, o filme que estreava aos tefeenses era “Meneruá”, nome de uma praia nas proximidades da Vila de Nogueira (AM). Essa produção foi premiada nesse mesmo ano, no 1º Festival de Cinema de Tocantins, a nível nacional, e também no Festival Internacional Rojo Sangre, de Buenos Aires, na Argentina.
Cinema tira jovens das ruas
Segundo os idealizadores da Fogo Consumidor filmes, foram realizados 3 longas-metragens (Gritos na Selva, Psicose e Meneruá); 3 médiasmetragens e 22 curtas-metragens. Para os organizadores do projeto Cinema e Identidade, da própria Associação, a abordagem do cinema tira muitos adolescentes da condições de vulnerabilidade social, oferecendo a oportunidades de serem protagonistas de suas próprias histórias.
O secretário de comunicação da cidade, Orange Cavalcante, que vai apresentar o documentário “Representações audiovisuais amazônicas: Um olhar desde o Médio Rio Solimões” em Paris, disse que a produção mostrará depoimentos dos participantes do projeto ao longo do desenvolvimento, entre eles adolescentes, jovens, e principalmente idosos.

Conheça nossos serviços

– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa

“Os idosos me encantaram de certa forma que fiquei surpreso com a atuação deles em frente e atrás das câmeras, porque eles não só atuaram nos filmes, eles também filmaram. Na verdade, eles participaram de todo o processo de construção dos filmes, seja de forma direta ou indireta, sempre estavam lá na pré, produção e finalização de todo o material”, afirma.
França abre espaço para pedaço da Amazônia
A exibição faz parte do eixo temático ciclo amazônica, e acontecerá durante o “Concerts Gastronomie Conférences Litérature Ateliers Projections”, na França, no dia 8 de março de 2020, às 19h.
Esta é a segunda vez que Orange representa a cidade de Tefé, na França. Em 2019, esteve em Paris levando um pedaço da Amazônia por meio da magia e encanto da sétima arte protagonizada por atores e atrizes ribeirinhos.
 
Fonte: Portal Único

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais