Neste final de semana, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa promove exposições gratuitas na capital, em torno do Largo São Sebastião, bairro Centro.
O uso de máscara é obrigatório, e a Secretaria informa que o acesso só será concedido mediante a apresentação da carteira de vacinação contra Covid-19. E para alguns espaços é necessário fazer agendamento pelo Portal da Cultura (cultura.am.gov.br) ou site do Teatro (teatroamazonas.com.br).
Teatro Amazonas – O espaço reserva a mostra comemorativa aos 125 anos do patrimônio cultural, que traz uma linha do tempo e painéis informativos sobre a construção do Teatro, e ainda outros elementos de destaque, como o Salão Verde. Ainda lá, acontece o Memorial “Eternamente Zezinho Corrêa”, contando a história do amazonense em fatos, figurinos e imagens importantes da carreira do cantor.
O acesso é gratuito para amazonenses, crianças até 10 anos e pessoas com deficiência (PCDs), todos mediante comprovação. A visitação acontece de terça a sábado, das 9h às 15h, e é necessário agendar pelo Portal da Cultura (cultura.am.gov.br) ou site do Teatro (teatroamazonas.com.br).
Cúpulas – No Centro Cultural Palácio da Justiça acontece a exposição “Cúpulas – Teatro Amazonas 125 anos”. A mostra é composta por produções de 38 artistas plásticos que trazem suas concepções representando nuances inspiradas no principal elemento da arquitetura do patrimônio.
A lista completa dos artistas que terão suas obras expostas pode ser conferida em cultura.am.gov.br/portal/exposicoes-para-visitar-no-fim-de-semana/.
O centro cultural funciona para visitação de quarta a sábado, das 9h às 15h. A visita é gratuita e também mediante agendamento em cultura.am.gov.br.
Casa das Artes – O espaço conta com duas exposições: “Cheia das Artes”, sobre a cheia do Rio Negro em 2021, e “Sarana”, que faz parte da Semana de Quadrinho Nacional.
“Cheia das Artes”, com curadoria de José Carlos Pinheiro, reúne obras em diferentes técnicas, estilos e linguagens visuais, como pintura, desenho, fotografia, grafite, arte digital, vídeo e poesia, com participação de diversos artistas.
“Sarana” conta com 31 obras, reunindo histórias em quadrinhos (HQs), além do lançamento de exemplares inéditos disponíveis para compra. Os fãs podem conhecer e adquirir obras dos ilustradores e quadrinistas Paulo Moreira, Gidalti Jr. e Wagner William, além de conferir a obra do artista Shiko, que assina o banner da Semana Nacional do Quadrinho em Manaus.
O espaço cultural funciona de quarta a domingo, das 16h às 19h. Não é necessário agendar, mas há controle de público.