A Polícia Federal, em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas e a Secretaria Municipal de Segurança, assinou, na tarde desta quinta-feira (30/11), o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para a implementação da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) no estado.
A assinatura do Termo visa fortalecer a relação entre os órgãos do Sistema de Segurança do Estado, com o objetivo de intensificar, em caráter especial, o enfrentamento às organizações e às associações criminosas.
Na ocasião, o Superintendente Regional da Polícia Federal, Umberto Ramos, destacou a importância da cooperação entre as instituições de segurança pública: “a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado é uma oportunidade de integração entre todos os órgãos que compõem o Sistema de Segurança, e tem como objetivo de reprimir, combater a criminalidade e reduzir os índices de violência urbana na cidade de Manaus e em todo o Estado”.
O prazo de vigência do Acordo de Cooperação Técnica será de cinco anos, a partir da assinatura ou da publicação no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período, mediante a celebração de aditivo.
O delegado regional de Polícia Judiciária da PF, Domingos Sávio, afirmou que a FICCO é uma determinação do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP): “a exemplo de outros Estados, o Amazonas também adere à FICCO. A intenção é unir forças e trocar informações para que possamos dar uma maior efetividade para as ações de combate à criminalidade organizada e às facções”.
O evento, realizado na sede da Polícia Federal em Manaus, contou também com a presença do Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Klinger Paiva, do titular da Secretaria Pública Municipal de Segurança e Defesa Social, Sérgio Fontes, do Delegado-Geral Adjunto da Polícia Civil (PC-AM), Guilherme Torres, e do secretário Executiva Adjunta de Inteligência (Seai), Divanilson Cavalcante.