Fórum com gestores do Alto Solimões discute orçamento e metas para Educação

O tema do evento é "Políticas Educativas e Gestão Territorial: Avanços, Fortalecimentos e Novas Perspectivas” Foto: Divulgação
Compartilhe

Para falar sobre a compatibilidade do orçamento público com as metas nacionais da educação e o novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) esteve presente de forma pedagógica durante o IV Fórum de Dirigentes Municipais de Educação do Alto Solimões (Fordime-AM), realizado entre os dias 5 e 8 de julho no município de Jutaí.

Com o tema “Políticas Educativas e Gestão Territorial: Avanços, Fortalecimentos e Novas Perspectivas”, o fórum teve a participação de secretários municipais e servidores da Educação de nove municípios da região, entre eles Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Tabatinga, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Içá, Tonantins, Fonte Boa e Juruá.

Ministrada pelo chefe do Departamento de Auditoria em Educação (DEAE/TCE-AM), Júlio Alan dos Santos Viana, a palestra do TCE-AM focou na necessidade dos gestores de os municípios adequarem seus orçamentos de acordo com a realidade das metas educacionais locais.

“O orçamento público precisa estar diretamente alinhado com as metas de Educação estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação. Embora a chegada da pandemia tenha atrapalhado o cumprimento dessas metas, hoje, enquanto órgão de controle externo, não identificamos esse alinhamento. Portanto,  estamos tentando levar essa ideia para que esses gestores tenham o orçamento mais real, de acordo com as necessidades das metas que eles precisam cumprir”, explicou o chefe do Departamento de Auditoria em Educação do TCE-AM, Júlio Alan.

Programação

Além da palestra ministrada pelo auditor de controle externo do TCE-AM, o fórum também teve diferentes palestras, mesas redondas e oficinas educacionais. O primeiro dia de encontro teve palestra de abertura da professora-doutora Antônia Rodrigues da Silva, dirigente municipal de Educação de Benjamin Constant.

O segundo dia de Fórum contou com uma oficina sobre a implantação da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), documento normativo para as redes de ensino e suas instituições públicas e privadas, referência obrigatória para elaboração dos currículos escolares e propostas pedagógicas para a educação infantil, ensino fundamental e ensino médio no Brasil. A oficina teve coordenação da consultora educacional Ana Sueli Teixeira de Pinho.

O encontro seguiu no terceiro dia com palestras sobre o Novo Fundeb; Plano de Carreira e Remuneração dos Profissionais da Educação e a importância da Educação Escolar Indígena. Entre os palestrantes estiveram importantes nomes do setor de consultoria educacional, como o professor-mestre Edelson Penaforte Pinto; Michelle Evangelista dos Santos, servidores do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação-FNDE, entre outros.

O evento foi encerrado no último dia com mesa redonda sobre Gestão Territorial e Segurança, com a participação de órgãos de controle e públicos como a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a Superintendência Regional da Polícia Federal, o Ministério Público do Amazonas, a Funai, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), entre outros.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!