Fundação Boticário e COI/Unesco oferecem bolsas para reportagens e prêmios para fotografias sobre o oceano

Edital Conexão Oceano recebe inscrições até o dia 15 de maio Imagem: divulgação
Compartilhe

As inscrições para a segunda edição do Edital Conexão Oceano de Comunicação Ambiental seguem abertas até o próximo domingo, 15 de maio. Com duas categorias – Jornalista e Fotografia –, o edital tem o objetivo de incentivar a produção de reportagens que abordem a relação existente entre mudanças climáticas, clima, oceano e resiliência costeiro-marinha, além de premiar trabalhos fotográficos que retratem espécies, paisagens, o envolvimento das mulheres com o mar e atividades relacionadas com o oceano.

Até cinco projetos de reportagem serão selecionados para receber bolsas de R$ 8 mil cada e serão distribuídos até R$ 30 mil em prêmios para as melhores fotografias. A iniciativa é da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza em parceria com a Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI) da Unesco e para participar os interessados devem preencher um formulário online.

Na categoria Jornalista, podem se inscrever profissionais formados ou que comprovem exercer a função regularmente há pelo menos dois anos, sem a necessidade de serem especializados em coberturas ambientais. A seleção considerará a criatividade e originalidade da pauta; a relevância do tema para a sociedade; a consistência do plano de apuração e de divulgação; o currículo e a qualidade das produções anteriores do candidato; além do alcance do veículo de comunicação. As inscrições poderão ser individuais ou em dupla e as reportagens deverão ser publicadas em veículos de comunicação impressos, portais, sites, emissoras de rádio ou TV.

Na categoria Fotografia, podem se inscrever fotógrafos profissionais e amadores. As imagens devem retratar o oceano em seus diversos ecossistemas e habitats nas seguintes temáticas: Paisagem (ambientes naturais brasileiros, como praias, manguezais, restingas, dunas, estuários, subaquáticos); Atividade relacionada com o mar (atividades econômicas, culturais, esportivas, científicas, recreativas, de bem-estar desenvolvidas na costa brasileira); Protagonismo feminino (a presença feminina nas diversas atividades desenvolvidas, no Brasil, em contato com o oceano) e Vida marinha (espécies nativas da costa brasileira que vivem na terra, na água, no ar). Também haverá premiação aos três vencedores da categoria Voto Popular.

“Com o sucesso da primeira edição, realizada no ano passado, decidimos manter o apoio à produção de reportagens e ampliar o escopo do Edital, agora com o prêmio para fotografias, sempre em busca de conteúdos qualificados. Acreditamos que a comunicação tem potencial de sensibilizar e engajar a sociedade, além de chamar a atenção da opinião pública, investidores e tomadores de decisão para assuntos relacionados com a sustentabilidade marinha”, afirma o gerente sênior de Engajamento, Comunicação e Relações Institucionais da Fundação Grupo Boticário, Omar Rodrigues.

Década do Oceano

O Edital Conexão Oceano de Comunicação Ambiental está alinhado com a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, ou simplesmente Década do Oceano, que busca conscientizar a população global sobre a importância do oceano e mobilizar atores públicos, privados e da sociedade civil organizada em ações que promovam a saúde e a sustentabilidade dos mares. A Fundação Grupo Boticário é reconhecida pela Unesco e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações como uma das representantes da sociedade civil da Década do Oceano no Brasil.

Serviço:

Edital Conexão Oceano de Comunicação Ambiental

Inscrições: até domingo, 15 de maio, em formulário no site da Fundação Grupo Boticário.

Mais informações: Leia o regulamento do Edital aqui.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais