Fundo Festival Amazonas de Ópera chega para ampliar a qualidade e prestígio internacional

Junto ao lançamento do Fundo, o Festival anuncia sua programação completa de 2023, com direção artística do Maestro Luiz Fernando Malheiro Foto: Divulgação
Compartilhe

O Festival Amazonas de Ópera (FAO) é referência em excelência artística há 25 anos, tem e teve repercussão internacional ao longo dos últimos anos, se tornando uma porta de entrada para a Amazônia, um ponto de encontro de parcerias pelo futuro do planeta.  Em 2023, durante o Festival, Manaus sediará, pela primeira vez no Brasil, a Assembleia Geral da Ópera Latinoamerica.

Tudo isso dentro do Teatro Amazonas, inaugurado em 1896, que até hoje é considerado um dos grandes centros culturais do mundo. Uma vitrine mundial para a floresta por meio da música. Palco de espetáculos únicos no Brasil como a ópera Lulu, de Alban Berg e o ciclo completo do Anel do Nibelungo, de Wagner. O Festival Amazonas de Ópera (FAO) também já apresentou a ópera Magdalena, de Heitor Villa-Lobos, além de espetáculos tradicionais como Madame Butterfly, de Giacomo Puccini; Diálogos das Carmelitas, de Francis Poulenc; Médée, de Luigi Cherubini; Tannhäuser e Parsifal, de Richard Wagner; Carmen, de Georges Bizet; e La Traviata, de Giuseppe Verdi.

A alta qualidade do Festival só é possível até hoje devido à direção artística primorosa do maestro Luiz Fernando Malheiro, um dos principais nomes da ópera no Brasil, com mais de 60 títulos regidos, inúmeros prêmios e passagens pelas principais orquestras e teatros prestigiados no Brasil, Itália, Espanha, Israel, Grécia, Estados Unidos, Bulgária, Argentina, México e outros. Hoje ele é Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra Amazonas Filarmônica.

O Festival é uma iniciativa do Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Governo do Amazonas.

A realização do Festival é de responsabilidade da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Governo do Amazonas.

Em 2022 o FAO convidou a LEVISKY LEGADO para pensar na sustentabilidade financeira de longo prazo do festival e estruturar junto à sociedade civil um novo marco para o fortalecimento de um dos principais palcos líricos do nosso país e com um potencial ainda maior pela sua excelência artística e por estar localizado no coração da Amazônia, local de atenção de todos do planeta.

Com isso, nasce o Fundo do Festival Amazonas de Ópera, composto por uma diretoria e um conselho de patronos.

“Apesar de todo o desenvolvimento do FAO, que até o momento conquistou tamanha relevância, a chegada do Fundo Festival Amazonas de Ópera me permite sonhar ainda mais alto, pensar em obras que ainda não montamos, convidar artistas internacionais e, principalmente, fortalecer a sua longevidade”, comenta o Maestro Luiz Fernando Malheiro.

Flavia Furtado assume a Presidência da Diretoria do Fundo e a economista Claudine Anchite assume a Diretoria Financeira. O historiador Jorge Coli está à frente da Diretoria Curatorial e o empresário Antônio Esteve é o Presidente do Conselho de Patronos. A advogada Cris Olivieri é responsável pela formatação e estruturação jurídica do Fundo e do seu regimento.

O Fundo tem como objetivo atrair grandes patronos da arte e cultura, além de investidores e filantropos globais preocupados em garantir a sustentabilidade no planeta. O Fundo tem também como objetivo cobrar dos Governos futuros a manutenção dos aportes já existentes ao longo dos últimos 25 anos de Festival e o compromisso com o Teatro Amazonas, a Orquestra e o Coro.

O Fundo terá um papel similar ao de um importante patrocinador, que para repassar os recursos para fortalecer o Festival, cobrará que os compromissos históricos sejam cumpridos, além de imputar exigências de governança, compliance e auditoria, ampliando ainda mais a transparência na gestão para que empresas e pessoas físicas do Brasil e do mundo se sintam seguras em investir recursos no Festival.

“Com uma rede forte de financiamento, teremos condições de fazer a ópera, que é a arte que une todas as artes, ser a voz da Amazônia para o mundo, ampliando sua relevância artística global” completa Flavia Furtado, Presidente da Diretoria do Fundo.

A primeira meta é levantar um recurso inicial de 50 milhões de reais para garantir os primeiros aportes para o Festival e os recursos mínimos de manutenção do próprio Fundo, que terá um corpo executivo de excelência a exemplo de grandes organizações culturais nacionais e internacionais.

“O próximo passo do Fundo será instituir o Conselho de Patronos com membros doadores”. Comenta Ricardo Levisky, sócio-fundador e presidente da Levisky Legado.

Constituir o Conselho de Patronos doadores com pessoas físicas e jurídicas no âmbito brasileiro e internacional. O plano de cotas será apresentado em conjunto com o Regimento Interno com os aspectos de segurança de governança, transparência e gestão.

Programação da 25ª edição do Festival Amazonas de Ópera – 2023

ÓPERAS:

Francisco Mignone – O CONTRACTADOR DOS DIAMANTES

Gaetano Donizetti – ANNA BOLENA

Benjamin Britten – PETER GRIMES

João Guilherme Ripper – PIEDADE

Concerto com a Orquestra de Câmara do Amazonas:

Modest Mussorgsky (1839-1881)
Canções e danças de morte
Transcrição: Marcelo de Jesus

Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840-1893)
6 romances Op. 73
Transcrição: Marcelo de Jesus

Dmitri Shostakovich (1906 – 1975)
Sinfonia N° 14 em sol menor Op.135

Contrapartida social: 

Apresentações do Pequeno Teatro do Mundo
Uma nova produção do Navio Fantasma
Ópera de Richard Wagner

Destaques das próximas edições

2024 | 26a edição 

Giuseppe Verdi – SIMON BOCCANEGRA
Felicien David – LA PERLE DU BRÉSIL

2025 | 27a edição

 Richard Wagner – DIE MEISTERSINGER VON NÜRNBERG
Carlos Gomes – MARIA TUDOR

2026 | 28a edição

Aleksander Borodin – PRINCE IGOR
Philip Glass – AKHNATEN

2027 | 29a edição

Gioacchino Rossini  – GUILLAUME TELL

Arthur Honegger – JEANNE D’ARC AU BÜCHER

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!