FVS-AM alerta para sazonalidade de SRAG a partir da ocorrência de chuvas em Manaus

Foto: Divulgação/FVS-AM
Compartilhe

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) alerta para o início da sazonalidade de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) a partir da ocorrência de chuvas, em Manaus, que pode ser acompanhada pelo aparecimento de infecções respiratórias.

Em setembro, foram registrados 1.402 hospitalizações por SRAG no estado, sendo 1.088 por covid-19 e outros 314 por outros agentes. Em outubro, até a última terça-feira (13/10), foram 397 hospitalizações por SRAG, sendo 264 por covid-19 e 133 por SRAG causadas por outros agentes. Os dados são do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe), do Ministério da Saúde.

A SRAG é causada por diferentes vírus respiratórios, como Metapneumovírus, Vírus Sincicial Respiratório (VSR), Adenovírus, Influenza A (H1N1) e Influenza B. Outros agentes causam impacto e influenciam também no aumento dos casos de síndrome, como a bactéria Streptococcus pneumoniae, principal causadora da pneumonia bacteriana, e Mycobacterium tuberculosis, o Bacilo de Koch, que causa a tuberculose.

Conheça nossos serviços

– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa

A diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, alerta que os vírus respiratórios continuam circulando no estado e podem ser confundidos com covid-19 por causarem, no organismo humano, os mesmos sintomas iniciais que a infecção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2).

“Nos próximos meses, nós certamente teremos o aumento da circulação desses vírus que coexistirão com o novo coronavírus. Em função disso, nós estamos ampliando o escopo de diagnósticos desses vírus respiratórios”, afirmou Rosemary, ao anunciar a ampliação da estrutura do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/FVS-AM), cuja equipe será capaz de aumentar o diagnóstico de oito para 21 vírus.

Sintomas e prevenção

A SRAG é uma complicação da Síndrome Gripal (SG). A SG é caracterizada por, pelo menos, dois dos seguintes sinais e sintomas: febre (temperatura maior que 37,8 ºC) ou sensação febril, calafrios, dor de garganta, tosse, nariz escorrendo (coriza) a alterações no olfato ou no paladar. Já a SRAG é caracterizada pelos sintomas da Síndrome Gripal (SG) associados a, pelo menos, um dos seguintes sintomas: falta de ar ou desconforto para respirar, sensação de pressão no peito e saturação de oxigênio abaixo de 95%.

As medidas de prevenção enfatizadas para enfrentar covid-19 também protegem contra outras doenças, como tuberculose e pneumonia bacteriana. A recomendação da FVS-AM é que sejam mantidos os hábitos de uso de máscara de proteção respiratória, distanciamento social e higiene pessoal e de ambientes.

A FVS-AM é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, incluindo o monitoramento de indicadores de doenças, como as inseridas na Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais