FVS-AM emite nota que contesta aceleração de óbitos por Covid-19 e repudia declarações de pesquisador da FioCruz

Presidente da FVS-AM, Rosimary Costa Pinto, contesta declarações de Jesem Douglas Orellana (Foto: Divulgação)
Compartilhe

A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) emitiu uma nota na noite desta quarta-feira (09/10), em que esclarece fatos sobre a evolução de óbitos por Covid-19 no Amazonas e contestou as alegações do pesquisador Jesem Douglas Orellana, divulgadas na imprensa.

Conforme a FVS, os dados de séries históricas comprovam que não há uma aceleração mortes por Covid-19 ou por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), como alega o pesquisador.

Conheça nossos serviços

– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa

A FVS-AM também informou que repudia a postura ‘desrespeitosa’ do pesquisador em relação à seriedade da Fundação e afirma que as declarações de Jesem não refletem a isenção dos seus pares pesquisadores da Fiocruz.

Confira a nota na íntegra: Nota FVS AM

Segunda onde de contágio? entenda

Conforme o epidemiologista da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Jesem Orellana, o Amazonas atualmente vive um momento de elevação das mortes por covid-19 e o abandono das medidas de proteção foi precipitada. De acordo com ele, cientistas dizem que os resultados começam a aparecer e uma “segunda onda” de contágio já pode ser notada na região.

“Agora que estão ‘enxergando’ a segunda onda. Tenho dito isso desde o início de agosto, quando fiz questão de lembrar a todos que o papel de um epidemiologista deveria ser o de se antecipar ao desastre e não esperar o tempo passar para descrevê-lo. Ou, no máximo, contar doentes, sequelados e mortos”, afirmou Jesem à RBA.

Segundo o epidemiologista a pandemia não fez com que as medidas voltassem a vigorar. “Está registrado e a história cobrará os covardes, traidores e irresponsáveis! Lamentavelmente, não aprendemos com o trágico cenário observado em abril e maio em Manaus. Erros que têm colocado a cidade como exemplo negativo por cientistas de renomadas instituições de pesquisa”, afirmou.

 

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais