FVS divulga taxa de transmissão acelerada de 1,3 no AM

Presidente da Comissão Estadual de Controle de Infecção da FVS-AM, Tatyana Amorim FOTOS: Lucas Silva/Secom
Compartilhe

No Amazonas, hoje, essa taxa de transmissão é de  1,3. Ou seja, para cada cem pessoas infectadas, em um intervalo de sete dias, 130 serão contaminadas. Segundo a presidente da Comissão Estadual de Controle de Infecção em Serviços de Saúde da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), Tatyana Amorim, essa taxa é medida por um indicador denominado R0, e o ideal é que ele estivesse abaixo de 1.

Se a taxa fica acima de 1 significa que a transmissão está acelerada. Entre 3 e 4, toda a população será infectada, e em 1,5, pode alcançar 60% da população. Somente se for menor do que 1, a epidemia irá diminuir de tamanho até ser eliminada. “Nós estamos com uma taxa de transmissão de 1,3. Esse indicador mede a velocidade de crescimento do número de casos. Quando fica acima de 1, significa que o número de casos está aumentando”, explicou. Ela disse, ainda, que essa velocidade é a mesma observada nos meses de abril e maio do ano passado. “Isso significa que estamos vivenciando novamente um tsunami, ou seja, um crescimento acelerado de casos”, destacou Tatyana Amorim.

Além do indicador R0, a alta aceleração da transmissão no estado pode ser observada também, segundo a coordenadora, pelo volume de óbitos diários e pela taxa de internações em leitos clínicos e de UTI nas unidades de referência para o tratamento da Covid-19.

“São várias as condições que podem explicar esse aumento acelerado de casos, tais como o relaxamento da adesão às medidas de proteção, as aglomerações de final de ano e, ainda, a possibilidade da circulação de uma nova variante do vírus com maior potencial de transmissão. Essa variante já foi identificada aqui no Amazonas, e ainda é cedo para afirmar que é a responsável pelo excesso de casos, mas não pode deixar de ser observada”, explicou.

Tatyana alertou ainda que, se o comportamento da Covid-19 seguir o padrão dos demais vírus respiratórios, a transmissão elevada pode se estender por mais tempo. Mas frisou que ainda são necessários estudos para confirmar se o vírus segue esse padrão.

Por tudo isso, é necessário que a população, urgentemente, use máscaras faciais, mantenha a distanciamento social e lave as mãos com água e sabão ou utilize álcool em gel.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!