Garimpeiros fogem de fiscalização e tentam esconder dragas em Parintins

Garimpeiros fogem de fiscalização e tentam esconder dragas em Parintins
Foto: Reprodução
Compartilhe

No domingo (08/10), um comboio de dragas utilizado no garimpo ilegal foi avistado em Parintins, no interior do Amazonas. Segundo o Ibama, os garimpeiros haviam fugido de uma operação de fiscalização em Manaus e tentaram ocultar as dragas em um braço do Rio Amazonas, em frente à ilha de Parintins.

As dragas ficaram escondidas no Paraná do Espírito Santo, um canal situado diante de Parintins. Um trecho de terra entre a cidade e o canal impediu que as dragas fossem visualizadas do porto local. Entretanto, fotos tiradas de perto do canal mostram um comboio contendo pelo menos seis dragas acopladas, seguindo rio abaixo em direção ao Estado do Pará.

O superintendente do Ibama no Amazonas, Joel Araújo, afirmou que os garimpeiros haviam fugido de uma operação em Manaus, relatando que “essas balsas saíram do Estado do Amazonas fugindo da atuação dos órgãos ambientais.”

Na última quinta-feira (05/10), uma operação da Polícia Federal (PF) destruiu pelo menos nove dragas utilizadas no garimpo ilegal de ouro em frente a Manaus. As dragas foram localizadas após os garimpeiros fugirem de uma operação no Rio Japurá e instalarem as embarcações no Rio Negro, nas proximidades da Ponte Jornalista Phelippe Daou, na Região Metropolitana de Manaus. Os órgãos de fiscalização já destruíram 480 dragas e balsas relacionadas ao garimpo ilegal somente em 2023.

A atividade de dragagem é considerada ilegal no Amazonas, e as autoridades locais estão empenhadas em combater essa prática prejudicial ao meio ambiente e à população da região.

Fonte: G1

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais