A Globo decidiu voltar com orientações mais rigorosas contra a Covid-19. Em suas dependências dos estúdios em São Paulo e no Rio de Janeiro, por causa do aumento de 30% no número de casos da doença, a emissora voltou a exigir o uso de máscara em participantes da platéia.
No programa Encontro do dia 31/05, por exemplo, os poucos participantes presentes no auditório já estavam usando máscara. Lembrando que os componentes das plateias precisam mostrar o comprovante de vacinação ao chegar na emissora.
Há duas semanas, a emissora havia liberado o uso de máscaras na plateia e vinha trabalhando com capacidade máxima em seus auditórios. O Domingão com Huck, que tem a maior plateia da emissora, dispensou o uso da máscara nos últimos três domingos. O programa vem sendo gravado 72h antes de entrar no ar.
Já no Caldeirão com Mion, exibido no último sábado (28/05), o auditório presente no quadro Caldeirola estava com máscara. Diferente de Huck, o programa tem uma frente de, ao menos, cinco programas. Na semana passada, Marcos Mion testou positivo para a covid-19 e precisou cancelar uma gravação em cima da hora.
Ana Maria Braga e Talitha Morete também estão afastadas de suas funções após contraírem a doença, em 30/05.
Arecomendação que repórteres do Jornalismo em São Paulo usem máscaras ao ar livre já voltou a valer. Os profissionais estão liberados desde fevereiro para aparecer no ar sem o item de proteção no Estado de São Paulo. Mas já na edição desta quarta, jornalistas paulistas do Jornal Nacional fizeram suas entradas de máscaras.
A Globo confirmou as medidas e diz que acompanha a evolução da pandemia: “Seguimos acompanhando o desdobramento e os impactos da Covid-19 e, sempre que necessário e de acordo com as melhores práticas das áreas de saúde, nossos protocolos são revistos e atualizados para viabilizar as gravações nos Estúdios Globo com segurança para todos os envolvidos”