Governo autoriza visitas públicas a Unidades de Conservação do Amazonas

Em junho deste ano, mais de 6 milhões de passageiros usaram a malha aeroviária brasileira. Foto : Janailton Falcão
Compartilhe

As Unidades de Conservação (UCs), administradas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), estão autorizadas a receber visitações públicas. A medida foi formalizada por meio da Portaria Sema nº 12, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), de terça-feira (13/04).

As visitas às Unidades de Conservação Estaduais ficaram suspensas por dois meses, a fim de evitar o avanço da segunda onda da Covid-19 entre as populações tradicionais, residentes nas áreas protegidas e regiões de entorno.

A portaria, publicada na terça (13/04), autoriza a reabertura das UCs de forma gradual e monitorada, mediante o cumprimento do protocolo de biossegurança para retomada da visitação, publicado no site da Sema (https://bit.ly/3dkHD5Y), conforme destaca o secretário do Meio Ambiente, Eduardo Taveira.

“É importante destacar que a retomada responsável das visitações públicas nas UCs tem a viabilidade sanitária atestada pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS). É um pleito que tem sido feito para retomada consciente das atividades de turismo, favorecendo o turismo de contemplação, seguindo todas as restrições impostas para hotéis, restaurantes, flutuantes e demais estabelecimentos”, ressaltou.

Conheça nossos serviços

– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa

 

Conforme a portaria, fica autorizada a modalidade de turismo contemplativo, sem que haja interação com as populações tradicionais, indígenas ou agricultores familiares, residentes nas Unidades de Conservação Estaduais.

Ações de monitoramento da biodiversidade nas UCs e áreas de entorno também ficam autorizadas, desde que consentidas previamente pela Sema.

Já as reuniões presenciais de conselhos, reuniões comunitárias e encontro de gestores seguem proibidas por tempo indeterminado.

Taveira destaca ainda que, em caso de divergência de protocolos e medidas preventivas entre Estado e municípios onde as áreas protegidas estiverem inseridas, irá vigorar a medida mais restritiva.

“A visitação está autorizada, mas é preciso reconhecer que os Municípios têm autonomia para adotar as medidas que julgarem necessárias para melhor controlar o avanço da pandemia”, ressaltou.

Para entrar em uma Unidade de Conservação Estadual é necessário que o visitante solicite autorização da Sema, por meio do endereço eletrônico [email protected]. Denúncias de visitações ou atividades irregulares podem ser feitas ao e-mail [email protected]

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!