Governo do AM anuncia volta às aulas e prorroga decreto de prevenção à Covid-19

Compartilhe

Durante coletiva on-line realizada por integrantes do sistema de saúde do Estado, o Governo do Amazonas, anunciou nesta sexta-feira(28), a prorrogação do decreto estadual de prevenção à Covid-19 e o retorno das aulas em todas as escolas do Estado.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), a taxa de ocupação do hospitais está em 35% para Covid e 60% para leitos de UTI Covid. A justificava  sugeriu que o aumento pode ter sido influnciado pelas aglomerações do dia das mães. O aumento das internações também foi registrado no interior do Estado.

A SES informou ainda que o Hospital Delphina Aziz vai funcionar de forma hídrida  para atender pacientes ambulatoriais e cirúrgicos, além de leitos para infectados pela Covid-19.  Sobre o Hospital Nilton Lins, existem tratativas do Governo do Amazonas para que a unidade permaneça atendendo pacientes com Covid-19 e o recebimento de pacientes com outras patologias.

Durante a coletiva ainda foi anunciado que um pacto entre gestores estaduais realizado em Brasília autoriza a vacinação em pessoas com idade abaixo de 60 anos. A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas(FVS) está estudando o percentual que será disponibilizada para o público. Quando a possibilidade for identificada, ao termino da vacinação dos grupos que já estão sendo imunizadas, a FVS deve estabelecer os critérios para vacinação em todos os municípios. A priorização já está definida e será por faixa etária decrescente.

Foi autorizado também pelo Governo do Amazonas o retorno às aulas de forma semi-presencial de forma híbrida na próxima terça-feira (01) em todo o Estado. “A escola, eu arrisco a dizer que talvez seja o ambiente mais seguro para a pandemia”, disse Wilson Lima, governador.

Os trabalhadores da educação contestam o retorno antes que recebam a segunda dose da imunização e anunciaram uma manifestação na próxima segunda-feira(31), contra o retorno das aulas presenciais.

Em fevereiro deste ano, quase metade (49%) dos pais de estudantes de escolas públicas municipais e estaduais não confia na capacidade da instituição de se adequar às normas de segurança sanitária para evitar o contágio da Covid-19 no retorno às aulas presenciais.

Segundo diretora-técnica da FVS, Tatyana Amorim, a situação atual da Covid-19 no Amazonas apresenta em média 600 novos casos e 15 óbitos, com velocidade de transmissão em 0.93(a cada 100 infectados, há 93 novos casos).

O decreto que estabelece a regras de circulação de pessoas, flexibilização de segmentos de atividades econômicas e medidas de prevenção a Covid-19 passa a valer na próxima segunda-feira(31).

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais