Governo veta Lei Aldir Blanc 2, que prevê R$ 3 bilhões por ano para cultura

Foto: Alan Santos/PR/Getty Images
Compartilhe

O presidente da República Jair Bolsonaro (PL) vetou integralmente a lei Aldir Blanc 2, que criaria uma política nacional de fomento permanente à cultura. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta quinta-feira (05/05).

Para justificar, o Governo Federal alegou que o projeto é “inconstitucional” e contraria o interesse público, além contrariar o interesse público.

A lei era voltada para política de fomento à cultura, com o repasse de R$ 3 bilhões anualmente durante cinco anos, com 80% destinados ao apoio de editais, prêmios, chamadas públicas, compras de bens e serviços, produções audiovisuais, cursos, bolsas de estudos e intercâmbio cultural. Uma extensão do benefício da Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural (Lei 14.017, de 2020).

O texto já havia sido aprovado pelo Senado em 23 de março, e segue para o Congresso Nacional, que pode rejeitar veto presidencial, através da votação com maioria de deputados (257) e senadores (41).

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais