Greve de servidores do Banco Central pode afetar Pix

BC assegura o funcionamento de serviços de pagamentos
Foto: Reprodução
Compartilhe

Com a data marcada para o dia 1º de Abril, a greve dos servidores do Banco do Brasil pode afetar o funcionamento das atividades de serviços de pagamento, como o Pix. Em nota divulgada hoje, terça-feira (29/03), a instituição informa ter planos de contingência  para assegurar serviços essenciais a população.

A autoridade monetária afirmou reconhecer os direitos de manifestações dos servidores e que confia na “histórica dedicação, qualidade e responsabilidade” e compromisso com a instituição e a sociedade. Sobre os planos, o texto destaca “manter o funcionamento dos sistemas críticos para a população, os mercados e as operações das instituições reguladas, tais como Sistema de Transferência de Reservas (STR), Pix, Selic, entre outros”.

Entretanto, o Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal) lembra que o meio de pagamento eletrônico instantâneo e outras atividades não são considerados essenciais de acordo com a legislação.

“Na greve, a lei de serviços essenciais será respeitada. Mas o Pix e diversas outras atividades do BC não estão nessa lei. Portanto, muitos atrasos ou interrupções poderão ocorrer. Não podemos ainda antecipar quais”, diz o texto enviado à imprensa.

Sobre a greve

Na segunda-feira (28/03), foi aprovada a greve pela assembleia e contou com o apoio de cerca de 90% dos 1.300 servidores da ativa que participaram da deliberação.

Os servidores já vinham realizando paralisações diárias das 14h às 18h desde o dia 17 de Março. Segundo o presidente do Sinal, Fábio Faiad, adesão à paralisação é majoritária entre os funcionários.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais