Grupo peruano ‘Yuyachkani’ abre programação do 17º Festival de Teatro da Amazônia

Fotos: Divulgação/ Grupo Cultural Yuyachkani
Compartilhe

No dia 7 de outubro, o Grupo Cultural Yuyachkani, do Peru, faz a primeira apresentação em Manaus, com “No me toquen esse valse”. O espetáculo abre a programação do 17º Festival de Teatro da Amazônia (FTA), às 19h, no Teatro da Instalação (Rua Frei José dos Inocentes, Centro), com acesso gratuito.

Segundo o presidente da Federação de Teatro do Amazonas (Fetam), Cleber Ferreira, o festival sempre teve como objetivo promover o intercâmbio entre os povos da Amazônia através das artes e do teatro. Ele reforça que esses povos se estendem pelo Brasil e alguns países da América Latina.

“A nossa intenção é que o FTA una esses teatros e, nessa edição, essa unicidade se expressará na presença de um dos mais importantes grupos teatrais da América Latina e do Peru, o Grupo Cultural Yuyachkani”, afirma o titular da federação.

O presidente da Fetam explica que Yuyachkani é uma palavra quéchua, que significa “estou pensando ou estou recordando”. Ele destaca que o grupo peruano tem mais de 50 anos de um trabalho ininterrupto, de um teatro político, que dialoga com grandes questões e com dramaturgos como Augusto Boal e seu Teatro do Oprimido.

“Vamos ter a honra de receber o espetáculo ‘No me toquen ese valse’, que vai trazer para Manaus e para o FTA o que há de mais primoroso no trabalho coletivo, político, no teatro de grupo que resiste às intempéries do tempo e nos fortalece a continuar fazendo teatro e unindo esse teatro da Amazônia”, comenta Cleber Ferreira. “Vamos apreciar também uma oficina com o Yuyachkani, que trará mais de 50 anos de experiências cênicas para os e as artistas participantes do festival”, finaliza.

FTA

O evento é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, via Ministério da Cultura, apresentado pela Nubank e organizado pela Federação de Teatro do Amazonas (Fetam), com apoio da Weg e do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

O Festival de Teatro da Amazônia traz 30 espetáculos na programação deste ano, são 15 na mostra Jurupari, 10 na mostra Ednelza Sahdo e cinco obras convidadas, além de concurso de dramaturgia, rodas de conversa, oficinas, vivências na periferia e projeto de mediação.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!