Guarda Municipal de Manaus completa 73 anos e lança corrida para celebrar nova fase

A corrida não ocorria há 3 anos na GM Foto: Altemar Alcântara / Semcom
Compartilhe

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg) realizou, na tarde desta quarta-feira (15/06), uma solenidade em alusão aos 73 anos da Guarda Municipal de Manaus, e para celebrar a nova fase dos agentes de segurança foi lançada a “2ª Corrida da GM”, que não acontecia desde 2019.

A 2ª edição da “Corrida da GM” será no dia 7 de agosto, com saída e chegada no complexo turístico Ponta Negra, e terá percursos de 5 e 10 quilômetros. A inscrição será aberta a todos e custará R$ 70, com medalha inclusa, e haverá premiação em dinheiro para os primeiros colocados, além de troféu.

Para o secretário da Semseg, Sérgio Fontes, essa corrida marca o retorno das atividades da GM com os manauaras e uma nova fase pós-pandemia, no serviço que os agentes deverão prestar à sociedade, uma vez que uma parte do efetivo passará a portar arma de fogo e para isso vem recebendo uma série de treinamentos e capacitações, para a utilização do equipamento, de forma progressiva, durante o trabalho.

Ao longo desses 73 anos de história houve altos e baixos, mas desde 2021 uma nova injeção de ânimo foi dada pelo prefeito David Almeida quando anunciou a valorização dos servidores por meio do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), além do armamento, iniciando um novo momento para agentes como o seu Narciso, que há 43 anos é guarda municipal e está prestes a se aposentar. Ele se sente valorizado pela primeira vez.

“Quando eu comecei, a guarda era chamada de rapa. Não tínhamos respeito, não éramos valorizados. Apesar de sermos agentes de segurança, nos tratavam como bandidos, sendo que tudo o que buscávamos era a manutenção da ordem. As coisas melhoraram um pouco com os anos, mas pela primeira vez, eu acho que a nossa guarda realmente vai para frente, e fico muito satisfeito em ver isso acontecer antes de eu me aposentar. Falta pouco, mas vou aguentar para fazer parte desse novo momento que a nossa GM vive”, conta.

Além da corrida, neste ano deve ser aprovado o PCCR, o próximo passo para o edital do concurso, além da permissão aos servidores, de construírem uma carreira dentro da instituição.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais