Guedes diz trabalhar com “plano A” para bancar Auxílio Brasil

© José Cruz/Agência Brasil
Compartilhe

Em entrevista a jornalistas neste domingo (31/10), em Roma, na Itália, o ministro da Economia, Paulo Guedes, evitou falar sobre o plano B do governo para bancar o Auxílio Brasil de R$ 400 em 2022, caso a PEC dos Precatórios, ideia principal do Executivo, não seja aprovada pelo Congresso Nacional.

“Estamos trabalhando com o plano A: a aprovação da PEC dos Precatórios. Ela é importante porque abre espaço fiscal para o programa de assistência social”, disse Guedes, ao ser indagado sobre a fala do presidente Jair Bolsonaro de que tem um “paraquedas reserva”, caso a PEC não seja aprovada.

“Esse é o nosso plano, e nós acreditamos que o Congresso vai aprovar, exatamente porque permite o financiamento dos programas sociais do governo”, emendou o chefe da equipe econômica, que acompanha Bolsonaro na viagem à Itália para participar da cúpula de líderes do G20.

Sobre as críticas do presidente à reação negativa do mercado financeiro à dificuldade do governo em aprovar a PEC, Guedes afirmou imaginar que a preocupação do mercado seja com a “capacidade de coordenação política” do Executivo para fazer a proposta ser aprovada no Congresso.

Preocupação do mercado
“Imagino que há uma preocupação do mercado a respeito exatamente dessa capacidade de coordenação política para a PEC dos Precatórios. Porque é exatamente a PEC dos Precatórios que nós dá o espaço para as políticas sociais”, ressaltou o ministro da Economia, em entrevista na porta da embaixada do Brasil em Roma.

Guedes ainda saiu em defesa do teto de gastos, regra que impede as despesas da União de crescerem acima da inflação anterior e cujo cálculo está sendo alterado pela PEC. Segundo o ministro, o teto permitiu ao governo gastar para minimizar os efeitos da pandemia e, ao menos, não se endividar muito.

“O teto é um símbolo de um duplo compromisso. Por um lado, não faltou dinheiro para saúde. O Brasil gastou 10% a mais do que a média dos países avançados para combater a pandemia e o dobro do que os países emergentes. Não obstante isso, foi um dos países que menos se endividaram, exatamente porque nós, o tempo inteiro, tentamos, nas outras despesas, respeitar o teto e seguir com as nossas reformas estruturantes”, declarou.

 

 

Metrópoles*

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!