Guerra na Ucrânia também impacta preços das passagens de avião, afirma ABEAR

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Compartilhe

A guerra na Ucrânia, provocada pela Rússia, não limita seus efeitos ao continente europeu. O país de Vladimir Putin é o maior fornecedor de gás e combustível para o continente, mas o confronto comprometeu as exportações.

Outro fator ligado à guerra são os combustíveis, e com isso, o setor aéreo deve ser impactado. Segundo companhias e associação do setor, a expectativa é que as passagens fiquem mais caras, viagens sejam adiadas e seja mais difícil incluir novos destinos, por conta do querosene de aviação (QAV), principal combustível.

Posicionamentos

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), o encarecimento do QAV gera impacto na retomada das operações aéreas, além de inviabilizar destinos mais caros. Além disso, a alta dos combustíveis deve impactar o transporte de cargas e toda a cadeia produtiva do turismo.

A associação defendeu que medidas emergenciais de contenção de preços que incluam a querosene de aviação sejam tomadas para tentar amenizar a crise.

A GOL informou que os preços sofrerão impacto, mas não disse quanto:

“O QAV vem sofrendo constantes altas nos últimos três anos”, disse, “e, neste momento, representa cerca de 50% dos custos de um voo, percentual bem acima da média histórica. Comparada a 2019, a alta é de aproximadamente 90% e, em relação aos valores do último trimestre de 2021, de 30%”, informou a empresa.

Já a Latam informou que alguns voos que estavam programados para os próximos meses e os novos destinos previstos foram adiados para o terceiro trimestre deste ano.

Segundo a companhia, a atitude teve que ser tomada por causa do alto preço do querosene de aviação, resultado da guerra na Ucrânia.

Fonte: CNN.*

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais