Guimarães Rosa é homenageado na Semana do Livro em Manaus

Compartilhe

Uma semana de intensa programação acadêmica cultural promete movimentar estudantes, professores e interessados em literatura de um modo geral para lembrar as várias facetas de Guimarães Rosa: contista, novelista, romancista e diplomata. O evento inicia nesta segunda-feira, 22/4, às 14h, no Les Artistes Café Teatro, e vai até sexta-feira, 26/4, em mais quatro locais diferentes com programação simultânea na Ufam; Universidade do Estado do Amazonas (UEA); Uninorte e Casarão de Ideias.  E faz parte da programação da 3ª edição da Semana do Livro, em alusão ao Dia Internacional do Livro (23 de abril).  A programação completa está disponível em: httpss://vivamanaus.com/semanadolivro2019/ .

Entre as atividades, acontecerá o lançamento do livro “A Reinvenção do Sertão: a estratégia organizacional de Canudos”, de autoria do professor doutor Paulo Emílio Matos Martins, da Universidade Federal Fluminense.

A Semana é realizada pela Prefeitura de Manaus em parceria com instituições de ensino superior de Manaus, e este ano homenageia o escritor Guimarães Rosa. Durante três dias, de 22 a 24/4, o professor Paulo Emílio apresentará a sua obra ao público de Manaus.

“A Reinvenção do Sertão” estabelece novos pontos de vista sobre a história da guerra no sertão entre os jagunços de Antônio Conselheiro e as forças do poder institucionalizado. Extrai do fenômeno novas premissas e mostra o quanto a administração tem a aprender – e a contribuir – com a pesquisa sobre formas organizacionais de movimentos políticos e comunitários brasileiros.

De acordo com o professor amazonense José Seráfico, um dos idealizadores da Semana do Livro, esta não é a primeira vez que Paulo Emílio Matos Martins vem a Manaus e destacou que o professor tem muito o que dizer, não apenas a estudantes e professores de Administração, como aos que se preocupam com o pensamento social brasileiro.

“Diferentemente de muitos de seus colegas, Paulo Emílio entende o caráter social do fenômeno administrativo. Daí seu interesse pela contextualização desse fenômeno e das relações que ele tem com o pensamento social. Assim, e como conhecedor profundo da obra de Euclides da Cunha e da Guerra de Canudos, interessou-se por identificar as formas como foi organizado e posto a funcionar o arraial dirigido pelo beato Antônio Conselheiro, nos sertões da Bahia”, destacou José Seráfico.

O lançamento, venda e sessão de autógrafo do livro acontecerá em três momentos diferentes. Na segunda-feira, às 17h30, no Les Artistes Café Teatro, Centro; Na terça-feira, 23/4, 21h20, no Centro Universitário do Norte (Uninorte), às 21h20, e na quarta-feira, 24/4, às 11h30, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O professor Paulo Emílio também participará de mesas de debates.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais