Um piloto e três passageiros estão desaparecidos, desde a ultima segunda-feira (6), após decolarem em um helicóptero, modelo AS – 5.0, prefixo PT-YTJ, de Novo Aripuanã (a 252 quilômetros de Manaus) em direção a uma pousada, no rio Acari, localizado no Sul do Amazonas.
Segundo informações dos familiares, quatro pessoas estavam na aeronave: o piloto; o técnico em eletrônica e prestador de uma empresa de antenas parabólicas, Santana Vale; e o técnico em informática e funcionário de uma empresa de internet, Fiorentino Filho.
O voo saiu de Novo Aripuanã por volta das 10h30 com destino a uma fazenda, e o percurso era estimado em apenas 20 minutos.
A assessoria do Corpo de Bombeiros informou que tomou conhecimento do desaparecimento da aeronave e está de prontidão caso homens da corporação sejam acionados para o trabalho de buscas.
Em nota a Força Aérea Brasileira deu seu parecer sobre o caso:
“Em relação aos seus questionamentos, este Centro informa que:
O Salvaero Amazônico, unidade da Força Aérea Brasileira responsável por coordenar buscas aéreas na região, foi notificado na quarta-feira (08) sobre o desaparecimento da aeronave de prefixo PT-YTJ.
Conforme estabelecido nas normas internacionais de busca e salvamento, o Salvaero realiza, desde a notificação do desaparecimento e levantamento de dados sobre a aeronave e a apuração sobre a possível trajetória da aeronave no intuito de estabelecer as novas fases da operação e de comunicar as autoridades responsáveis. “