Hemocentro do AM só tem estoque de sangue O+ para dois dias

Compartilhe

As vésperas do feriadão de páscoa , o Hemocentro do Amazonas , responsável pela coleta de sangue para os hospitais de todo Estado e para  pacientes com doenças sanguíneas crônicas, está com estoque crítico de sangue O+. este tipo de sangue, o O+ é mais comum é também o mais requisitado para fins hospitalares
A preocupação é grande porque pelo menos duas vezes na semana o HEMOAM faz a distribuição de bolsas de sangue para vinte e sete unidades hospitalares de Manaus públicas e também privadas. Sendo que a quantidade de bolsas O+ está 50% abaixo do considerado aceitável.
A média segura para o estoque atuar é de 300 bolsas de sangue só para este tipo sanguíneo e atualmente o estoque está em 152 unidades, quantidade suficiente somente para dois dias.
O sangue O+ é o mais comum entre os amazonenses. Mais de 60% da população tem esse tipo sanguíneo e por esse mesmo motivo é também o sangue mais requisitado para fins hospitalares. Existem pacientes que dependem de transfusões diárias para sobreviver, como exemplo pessoas em tratamento de Leucemia, Anemia Falciforme e Hemofilia. Há também os casos de cirurgias delicadas, em que o paciente necessita de transfusões durante o procedimento para evitar muita perda de sangue. Tem ainda as situações de acidentes de trânsito ou acidentes com armas, em que há perda intensa de sangue com risco de morte.
SOBRE A DOAÇÃO:
Um adulto tem em média 4 a 5 litros de sangue circulando pelo corpo. A coleta de sangue retira somente 10% dessa quantidade, uma média de 450 ML. O corpo repõe a quantidade de plasma retirado em 48 horas, de glóbulos vermelhos em 4 semanas. E o organismo atinge o mesmo nível de estoque de ferro que tinha antes da doação em 2 meses (para os homens) e 3 meses (para as mulheres). Por isso, esse é o tempo necessário de intervalo entre doações.
BENEFÍCIOS
Doador frequente (acima de 3 doações já é doador de carteirinha) tem DIREITO a meia-entrada para doadores de sangue em eventos de esporte, cultura, lazer e entretenimento realizados na cidade de Manaus.
O DOADOR TEM DIREITO A :
• UMA FOLGA NO ANO PREVISTA NA CLT
• servidor público municipal TEM DIREITO A MAIS UMA FOLGA No dia em que este efetivar a sua doação.
• Doador frequente (acima de 3 doações já é doador de carteirinha) tem direito a MEIA ENTRADA em eventos culturais, esportivos, etc.
• DIREITO A Isenção do pagamento de taxa de inscrição em corridas no município de Manaus
REQUISITOS PARA DOAR:
Para doar sangue é necessário estar com boa saúde e bem alimentado, com idade entre 18 e 69 anos e peso a partir de 50 quilos e munido de documento original e oficial com foto. Menores de idade também podem doar se vierem acompanhados dos pais ou responsável legal. A coleta dura entre cinco e dez minutos e todo o processo, desde a entrada até a saída da unidade, varia de 30 a 60 minutos.
O horário de funcionamento do HEMOAM é de segunda-feira a sábado, das 7h às 18h, na Avenida Constantino Nery, 397, Chapada, zona centro-sul. Mais informações através do telefone (92) 3655-0140. O posto de coleta da Maternidade Ana Braga continua em manutenção e deve retornar as atividades de coleta até o final deste mês de abril.
*Assessoria

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais