A capatial da Bahia vai sediar, na próxima quarta (17/08), o XVI Seminário do Museu da Gastronomia Baiana (MGBA) sobre a herança africana na gastronomia.
Com o tema “cozinhas ancestrais do continente africano na formação dos sistemas alimentares da Bahia”, o evento gratuito é realizado pelo Senac no Teatro Sesc Senac, no Pelourinho, e será transmitido pelo canal da entidade.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do site do senac.
O evento também conta com oficinas práticas, dos dias 18 a 20/08, inspiradas em Manuel Querino, o escritor, abolicionista e pioneiro nos registros antropológicos da cultura africana na Bahia.
O Seminário é multidisciplinar e conta com convidados de áreas como gastronomia, nutrição, história, botânica e cultura. Para os organizadores do evento, a importância do tema nasce nas raízes africanas que a Bahia carrega, em especial na culinária.
Entre os convidados que estarão no palco do teatro estão o antropólogo Raul Lody, Elmo Alves, professor historiador e babalorixá, Jacqueline Bomfim, chef de cozinha do Senac Bahia, Ana Carla Pereira, coordenadora do Restaurante Senac Pelourinho e Juvani Jovelino, liderança quilombola.