“O Programa de Todos os Programas”, apresentado por Flávio Ricco e Dani Bavoso, recebeu, nesta terça-feira (30/08), o jornalista e âncora da Record News, Heródoto Barbeiro, profissional referência no jornalismo do rádio e da TV, e ganhador de diversos prêmios de comunicação.
Durante a entrevista, Heródoto contou que quase perdeu o emprego ao mediar uma rodada de entrevistas de candidatos à presidência no programa Roda Viva, da TV Cultura. Um dos convidados entrou em uma briga com o jornalista que lhe fez a pergunta e ele precisou apartar enquanto seu chefe gritava em seu ponto para não chamar o intervalo, pois ainda não estavam prontos. “Quase perdi o emprego”, revelou o jornalista.
Ele também contou como iniciou sua carreira na TV Gazeta e na antiga Rádio Panamericana, atual Jovem Pan, e sua importante participação na implantação da Rádio CBN. “Jornalismo é jornalismo, não importa em que plataforma. Podem ser diferentes na maneira de construir, mas, se você aprende numa plataforma, você replica nas outras”, explicou.
No bate-papo, Heródoto, que também é historiador e autor de mais de 40 livros, contou que está prestes a lançar mais um que falará sobre os 100 anos de rádio no Brasil, comemorados este ano. Escrito com mais dois co-autores, o livro está previsto para a primeira semana de setembro e contará com 170 depoimentos de pessoas que trabalham em rádios. As histórias também poderão ser ouvidas por meio de um QR-Code que levará o leitor até o áudio disponibilizado.
Heródoto foi um dos responsáveis por implantar o “Jornal Record News”, em 2011, o primeiro jornal multiplataforma do Brasil, pois estava simultaneamente na TV e no R7.com. O programa também foi o primeiro jornal da televisão que começou a colocar a reunião de pauta para ser transmitida no Facebook, depois no Twitter e nas demais plataformas, onde o público podia interagir e sugerir temas que seriam apresentados no jornal.
A entrevista de Heródoto Barbeiro ao “O Programa de Todos os Programas” está disponível no portal R7.com, no PlayPlus – serviço de streaming da Record TV – e no canal do R7 no YouTube.