O Hoje é Dia deste domingo (02/10) marca o dia do primeiro turno das eleições. Neste pleito, mais de 156 milhões de cidadãos podem votar para presidente, governador, senador, deputados estaduais ou distritais e deputados federais.
Para ajudar o eleitor nessa reta final da votação, a TV Brasil, Agência Brasil e Radioagência Nacional disponibilizam vários conteúdos, que vão de informações de serviço a detalhamento de planos de governo e propostas dos candidatos à Presidência da República e de governos estaduais. O voto consciente é um dos importantes contribuintes para a democracia.
Outra data simbólica para o país é o Dia Nacional da Cidadania, em 5 de outubro – data em que também se comemora o aniversário de 34 anos da Constituição Cidadã. Entre os direitos dos cidadãos estão votar e ser votado, opinar na criação de novas leis e saber como é gasto o dinheiro da arrecadação de impostos. O Repórter Brasil fala mais sobre o assunto.
Em 2018, ano em que a Carta Magna completou 30 anos, a TV Brasil produziu uma série de interprogramas que contam a história da Constituição – começando pela Assembleia Constituinte, passando pelos bastidores, curiosidades e articulações, até a sua promulgação. Os episódios explicam as origens da nova Constituição, os entraves para a sua aprovação e os avanços que ela trouxe ao Brasil (clique aqui para assistir).
E não faltam marcos importantes para a democracia brasileira neste 2 de outubro. Há exatos 30 anos, outro acontecimento mudava os rumos da política do país: enquanto milhões de brasileiros iam às urnas para eleger prefeitos e vereadores, Fernando Collor de Mello, primeiro presidente brasileiro eleito pelo voto popular, era afastado do cargo após sofrer impeachment.
Nesse mesmo dia, acontecia um dos episódios mais sangrentos do sistema carcerário brasileiro: o Massacre do Carandiru, em que 111 detentos foram mortos na Casa de Detenção de São Paulo. O Caminhos da Reportagem narra versões dessa tragédia, que parou o país.
E também neste domingo, são 90 anos do fim da Revolução Constitucionalista em São Paulo. O movimento começou em 9 de julho de 1932, dia em que os paulistas pegaram em armas contra o Governo Provisório. O Na Trilha da História, da Rádio Nacional, tem um episódio que trata das Revoluções de 1930 e de 1932. Ouça aqui:
por Agência Brasil