A X edição da Jornada de Saúde da Amazônia Ocidental, promovida pelo Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), filiado à Rede Ebserh, será realizada entre os dias 27 e 29 de setembro de 2023, com o tema “Pesquisa, ensino, saúde e meio ambiente: um olhar voltado para a população Amazônica”.
O evento tem como objetivo promover a integração entre os profissionais, estudantes e pesquisadores da área da saúde, bem como discutir os desafios e as perspectivas para a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar da população amazônica.
As inscrições para a jornada já estão abertas e podem ser feitas de forma online. Os participantes poderão se inscrever nas modalidades de estudante de graduação e profissional de nível superior. A taxa de inscrição varia de R$ 50,00 a R$100,00. Informações adicionais pelo telefone (92) 3305-4797 e pelo e-mail: jornada.hugv@ebserh.
Voltando a ser realizada presencialmente pela primeira vez desde o início da pandemia de Covid-19, todas as atividades da jornada ocorrerão nas dependências do HUGV (localizado na rua Tomas de Vila Nova, 300, Centro, Manaus – AM).
A Jornada de Saúde da Amazônia Ocidental já conquistou seu espaço na divulgação científica da área de saúde na região Amazônica. Desde sua primeira edição, em 2002, sempre foi uma oportunidade de troca de conhecimento e fomento ao desenvolvimento de pesquisas e tecnologias na área de saúde.
A programação da 10ª edição da jornada contará com cursos pré-jornada, palestras, mesas-redondas, exposições e apresentações de trabalhos científicos, abordando temáticas como, pesquisa clínica no contexto amazônico, estratégias de simulação realística no ensino e aprendizado, saúde indígena, telessaúde e educação a distância no Amazonas, inteligência artificial na agregação de valor em produtos e serviços no Amazonas, entre outros. Além disso, haverá atividades culturais e artísticas, sempre com o olhar voltado para a valorização da produção cultural da região.
Segundo os organizadores, a X Jornada de Saúde da Amazônia Ocidental “é uma oportunidade única para os profissionais e estudantes da área da saúde ampliarem seus conhecimentos, trocarem experiências e contribuírem para o desenvolvimento científico e social da região”.