HQ Mapinguari estará presente em educação brasileira

Foto: Reprodução
Compartilhe

Aprovado para compor a lista do PNLD (Programa Nacional do Livro e do Material Didático), o HQ Mapinguari estará presente em escolas públicas de todo o país.

A obra traz para o mundo dos quadrinhos a realidade das comunidades seringueiras da Amazônia.

O enredo do graphic novel se passa no Seringal Santo Antônio, no interior do Acre, onde os seringueiros são assediados por negociantes de terras da empresa onde o protagonista José trabalha, na capital Rio Branco.

Relevância

Segundo os avaliadores do Ministério da Educação (MEC), Mapinguari tem “potencial para ampliar o repertório linguístico e cultural dos estudantes de ensino médio”, promovendo “o pluralismo de ideias e a leitura crítica de mundo”.

Agora, a HQ entra para o catálogo de materiais disponíveis para as equipes pedagógicas das unidades de ensino inscritas no programa.

“Por meio da obra, professores, estudantes e suas famílias conhecerão o modo de vida e os desafios enfrentados pelos povos da floresta. A convivência possível e necessária entre as atividades econômicas e a conservação da natureza são lições que nós, enquanto sociedade, precisamos reaprender com urgência”, afirma a diretora de Engajamento do WWF-Brasil, Gabriela Yamaguchi.

Por fim, Bruno Rodrigues também comentou sobre a importância do discurso presente na obra:

“A HQ Mapinguari consegue um feito: aborda grandes temas do nosso tempo – a desigualdade social no campo e na cidade, a devastação da Amazônia, as formas sustentáveis de economia, a relação do país com seus povos indígenas – em um enredo absolutamente literário, criação do roteirista de cinema André Miranda”, comenta o editor de texto da FTD Educação.

André Miranda

Diretor de cena, diretor de fotografia e roteirista em cinema e em publicidade. No cinema, escreveu, dirigiu e fotografou diversos curtas-metragens e videoclipes, tendo recebido vários prêmios por esses trabalhos. Atualmente, dedica-se a seu primeiro projeto de longa-metragem de ficção: “Mike”.

Gabriel Góes

Ilustrador, quadrinista e artista plástico. Nascido em Brasília, em 1980, adaptou, em parceria com o quadrinista Arnaldo Branco, as obras O beijo no asfalto e Vestido de noiva, de Nelson Rodrigues. Também é autor da graphic novel Flores e criador do personagem Billy Soco.

Fonte: WWF-Brasil.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!