HUGV-Ufam é pioneiro no SUS para uso de carvão ativado para tratamento de intoxicações no Amazonas

O carvão ativado é um pó obtido de material orgânico. Foto: Reprodução
Compartilhe

O Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas (HUGV-Ufam), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vem se destacando com a produção e distribuição de carvão ativado (CA) fracionado, contra intoxicações graves de pacientes atendidos no estado, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). O HUGV-Ufam é o único órgão vinculado ao SUS que produz carvão ativado fracionado e com dosagem orientada no estado do Amazonas.

 

A matéria-prima é adquirida com verbas do Programa Atividade Curricular de Extensão (PACE) e fracionado no Laboratório de Farmacotécnica da Farmácia do HUGV, por meio do projeto de extensão “Centro de Informações Toxicológicas (CIT) e as Unidades de Urgência e Emergência de Manaus – Conhecer para salvar”, realizado em parceria com a Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Ufam. O carvão ativado é entregue em potes de 10, 25 e 50 gramas no formato de pó, juntamente com a capacitação e orientação necessárias para as unidades de urgência e emergência da capital Manaus, visando o uso adequado do produto como medida de prevenção contra intoxicações graves em pacientes.

 

“A finalidade do projeto é fazer com que as unidades de urgência e emergência tenham disponível o carvão ativado para pronto-atendimento do paciente intoxicado, porque nosso estado não tem um banco de antídotos e a central de medicamentos não distribui ele (carvão ativado) em quantia adequada, então fazemos esse projeto para atender essa deficiência. E como a gente viu a dificuldade de adquirir e de algumas unidades de saúde de ter a medicação, a gente pensou em suprir isso com o projeto em parceria com a Universidade Federal do Amazonas”, explicou a farmacêutica e chefe do setor de Farmácia Hospitalar do HUGV-Ufam, Vivian Pereira.

 

O carvão ativado pode ser usado para tratamento de intoxicações graves em crianças e adultos, mediante solicitação médica do produto, sendo diluído e administrado via oral no paciente. O uso do carvão ativado pelas equipes de urgência e emergência é orientado pelo Centro de Informações Toxicológicas do Amazonas (CIT-AM) para garantir o tratamento adequado do paciente intoxicado.

 

O carvão ativado

É um pó obtido da pirólise de material orgânico, com partículas porosas com alto poder adsorvente do agente tóxico, que previne a sua absorção pelo organismo. É utilizado nos tratamentos em casos de intoxicações e atua adsorvendo a substância tóxica, diminuindo a quantidade disponível para absorção pelo sistema digestório, mas, também age em substâncias já absorvidas, e com circulação enterohepática, a qual é interrompida. A substância tóxica retida pelo carvão ativado é eliminada com as fezes.

 

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais