Ibama aumenta o número de brigadistas para combater incêndios no Amazonas

Ibama aumenta o número de brigadistas para combater incêndios no Amazonas
Dado é da plataforma Monitor do Fogo, do MapBiomas. Foto: Reprodução
Compartilhe

Em resposta à Situação de Emergência Ambiental declarada pelo Estado do Amazonas, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) estabeleceu um acordo de cooperação com o governo estadual, representado pelo Secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Costa Taveira.

O pacto envolve a participação do Ibama na Sala de Crise do Estado e prevê o reforço do contingente de brigadas especializadas no combate a incêndios, bem como a doação de equipamentos.

Atualmente, 140 brigadistas do Ibama e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), divididos em sete equipes de incêndio, estão combatendo as chamas, principalmente nas regiões sul do estado e na região metropolitana de Manaus.

Embora o número de focos de calor no Amazonas tenha registrado uma queda de 18% em relação ao mesmo período do ano anterior, com 6.597 focos identificados de 1º a 27 de setembro de 2023, a estiagem foi agravada devido à influência do fenômeno climático El Niño.

Segundo dados da Defesa Civil do Amazonas, 15 municípios nas calhas do Alto Solimões, Juruá e Médio Solimões estão em situação de emergência, com outros 40 em estado de alerta e cinco em atenção. Prevê-se que a estiagem deste ano seja mais prolongada e intensa, afetando potencialmente mais de 50 municípios.

Este ano, o Ibama aumentou seu contingente de brigadistas em 18% em comparação a 2022, com um total de 2.101 atuando. Dessas equipes, 57% são compostas por indígenas e quilombolas. No Amazonas, três brigadas de incêndio são formadas por indígenas, sendo duas em Humaitá e uma em Apuí, onde o número de brigadistas aumentou de 15 em 2022 para 29.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais