Ibama barra nova usina na Amazônia e aponta “fragilidades” no projeto, diz jornal

Foto: Reprodução da internet
Compartilhe

O Ibama rejeitou os estudos de impacto ambiental do maior projeto hidrelétrico da gestão Bolsonaro, conforme o jornal O Estado de São Paulo divulgou neste sábado (22.mai.2021).

O órgão fez uma análise técnica que concluiu que os dados “não sustentam uma decisão favorável de viabilidade do empreendimento”, segundo o jornal.

Conheça nossos serviços

– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa

A usina Tabajara, estudada desde a década de 1980, barraria as águas do rio Ji-Paraná e inundaria uma área superior a 100 quilômetros quadrados de floresta, na fronteira de Rondônia com o Amazonas. A região é cercada por unidades de conservação, espécies raras e terras indígenas.

Um parecer técnico concluído em abril, ao qual o jornal teve acesso, avaliou o projeto que faz parte do Programa de Parcerias e Investimentos do governo, que lista os empreendimentos prioritários de infraestrutura no país.

Analistas ambientais apontaram no parecer que há uma série de “fragilidades, inconsistências, informalidade científica e ausência de informações” sobre o projeto, que tem custo estimado em mais de R$ 5 bilhões. Se a gestão Bolsonaro quiser prosseguir, será necessário fazer uma nova série de levantamentos e ajustes, para que sejam avaliados novamente.

O grupo responsável pelo desenvolvimento dos estudos, Furnas, Eletronorte, Projetos e Consultoria e Engenharia PCE e JGP Consultoria e Participações, disse em resposta ao jornal que “mesmo com as complementações apresentadas, o Ibama emitiu parecer técnico onde manifesta a necessidade de novas complementações e outros estudos, documento esse que está em fase de análise e será objeto de alinhamento com o Ibama”.

Fonte: Poder 360

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais