O Ibama anunciou que está conduzindo perícias nos locais afetados pelos incêndios florestais no Amazonas. Apenas em outubro, o estado registrou quase 4 mil focos de calor, o maior número dos últimos 25 anos, de acordo com o Inpe.
O Amazonas enfrenta uma séria crise ambiental devido às queimadas, que também têm gerado uma intensa fumaça. A fumaça se espalhou por Manaus e afetou a qualidade do ar, levando a níveis de poluição considerados péssimos em várias cidades, incluindo a capital, que permaneceu coberta pela fumaça pelo oitavo dia consecutivo nesta segunda-feira.
Além disso, o estado sofre com uma seca severa dos rios, afetando todos os municípios, que foram declarados em estado de emergência, impactando a vida de mais de 600 mil pessoas.
Para combater as queimadas, o Ibama também iniciou na segunda-feira um curso de brigada voltado para os residentes das cidades de Autazes, Careiro da Várzea, Careiro, Iranduba e Manaquiri. O curso disponibilizou cerca de 60 vagas, sendo 15 para moradores de cada cidade, e é realizado pelo Prevfogo com o apoio da prefeitura de Careiro.