O Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) deu início a uma ação de desratização na Ilha Rata, a segunda maior do Arquipélago de Fernando de Noronha. A meta é eliminar 100% dos roedores.
Na primeira fase do trabalho, será feito o levantamento da quantidade de ratos no local. A ilha tem 75 hectares, integra o Parque Nacional Marinho e não é habitada.
O coordenador de Pesquisa, Monitoramento e Manejo do ICMBio, Ricardo Araújo, disse que o levantamento vai até 15/02. Ele contou que os ratos são animais introduzidos em Noronha e que prejudicam o meio ambiente.
“Os ratos se alimentam dos filhotes das aves. Isso vem causando um desequilíbrio ecológico. A Ilha Rata é um local de descanso de aves migratórias e conta com espécies que vivem nessa área e fazem ninhos no chão”, disse Ricardo Araújo.
Para fazer a desratização, o ICMBio instalou 20 armadilhas com iscas. Quando o animal for capturado, será colocada uma marca. Em seguida, esse roedor será liberado.
“Nós soltaremos os ratos para fazer uma nova captura. Assim, saberemos o comportamento do animal e o espaço que ele percorre. Com isso, poderemos fazer a distribuição do veneno, na segunda fase da ação”, indicou o representante do Instituto Chico Mendes.
O veneno que vai ser utilizado não agride outras espécies. A expectativa é aplicar o produto quando a área deve estar com a vegetação seca, entre setembro e outubro.
O ICMBio já realizou trabalho de desratização da Ilha do Meio, que também faz parte do Parque Nacional Marinho, em 2017. O resultado foi considerado positivo.
“A Ilha do Meio tinha a maior densidade de ratos do mundo. Esse local chegou a ter 12 mil animais em 15 hectares. A predação de outras espécies era gigante. Na Ilha do Meio, deu certo”, afirmou Araújo.
O coordenador de Pesquisa do ICMBio disse que, em novembro, será feito o monitoramento na ilha, após a aplicação do veneno.
A ideia é aplicar uma segunda dose de veneno para eliminar os roedores que tenham resistido. Ricardo Araújo acredita que, até o final deste ano, o trabalho de desratização da Ilha Rata será concluído.