Será realizada, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e o Conselho Municipal de Cultura (Concultura), uma oficina de duas turmas com 15 alunos no Parque Municipal do Idoso, a partir desta segunda-feira (25/09). O tema é “Lugar de Idoso é no Palco: Estudos, Pesquisa e Formação de Atores a partir de Histórias de Vida”.
O proponente da oficina, contemplada pelo Edital Manaus Faz Cultura 2023 é o ator e diretor José Gomes Rodrigues de Lima, 84 anos, o mais antigo artista de teatro em atividade em Manaus.
Para o diretor-presidente da Manauscult, Osvaldo Cardoso, a cultura precisa alcançar todos os níveis da sociedade para cumprir seu papel igualitário, plural e social.
“Como costumo dizer, na cultura encontramos a diversidade, pluralidade, igualdade e arte. Mas para isso é preciso que nós, como agentes públicos desenvolvamos políticas públicas que alcance todos os níveis da sociedade, que possamos desempenhar o papel da cultura na sua totalidade descentralizando os serviços para alcançarmos toda a sociedade, conforme a orientação do prefeito David Almeida e o plano de governo da gestão”, ressaltou Cardoso.
A empolgação tomou conta dos participantes das duas turmas, Alfa e Ômega, onde a maioria é oriunda de um curso feito no parque do idoso. Como a ex-funcionária pública aposentada, frequentadora do parque há 15 anos, Maria das Graças Gomes de Oliveira, 63 anos, que trabalhou como bancária, assistente social, além de filósofa.
“Eu tenho 16 anos de cabeça, e sempre participei de apresentações artísticas desde criança na casa do meu pai e na escola”, contou Graça. Ela toca acordeon e piano, e o palco é vital para sua existência.
Evolução
O edital Manaus Faz Cultura na edição de 2023 contemplou cem projetos de oficinas de conteúdo artístico-culturais com valor total de R$ 2 milhões. Foram contemplados em todas as zonas da cidade e entorno da capital, por segmentos: literatura (11), dança (12), teatro e circo (13), artes visuais (12), audiovisual (12), cultura étnica (11), música (12), cultura popular (11), hip-hop e outros (6).
No total, foram inscritos 84 projetos de audiovisual, 53 de cultura étnica, 77 de cultura popular, 86 de dança, 47 de literatura, 101 de música, 105 de teatro e circo, e 60 de outros segmentos.
Em 2021, foram contemplados 40 projetos; em 2022, mais 60 oficinas que descentralizaram o incentivo à cultura em Manaus.