II Fórum de Direitos LGBTQ2+* promove evento híbrido com painéis, exposição e show

O dia 17 de maio marca o Dia Internacional Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia - IDAHOTB. Foto: Reprodução
Compartilhe

O dia 17 de maio marca o Dia Internacional Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia – IDAHOTB, além de dar início às celebrações do Orgulho LGBT no hemisfério norte. Para celebrar a data, painéis com discussão sobre vários temas, exposição e pocket-show musical compõem o II Fórum de Direitos LGBTQ2+ que será realizado gratuitamente nos dias 17 e 18 de maio de 2022 de forma presencial e virtual pelo Youtube (https://www.youtube.com/ParadaSP). Para saber todos os detalhes da programação é necessário se inscrever pelo Sympla.

O II Fórum de Direitos LGBTQ2+ reúne painéis com discussão sobre vários temas, exposição e pocket-show. Foto: Divulgação

A incitativa é do Governo do Canadá por meio de seu Consulado Geral em São Paulo e suas Embaixadas na Argentina e no Chile, juntamente com a Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOLGBT-SP) e o Governo da França no Brasil. O evento conta com a presença de ativistas, políticos e estudiosos dos cinco países, que discutirão o direito à segurança pelas pessoas LGBTQ2+ e o papel da polícia para contribuir com uma sociedade mais segura e inclusiva. A presença de crianças LGBTQ2+ nas escolas, a importância da diversidade na cultura e os desafios das pessoas LGBTQ2+ no mercado de trabalho também serão abordados.

Entre os nomes de destaque estão Jasmin Roy, ator e escritor canadense e presidente da Fondation Jasmin Roy, em Montreal; Maddie Morris, primeira funcionária abertamente transgênero do Governo do Canadá em Seattle, nos Estados Unidos; Thirza Cuthand, diretora de cinema queer e indígena do Canadá; André Fischer, criador do Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade e coordenador do Centro Cultural da Diversidade da Secretaria Municipal de Cultura; Élisabeth Moreno, Ministra-delegada da França responsável pela igualdade entre mulheres e homens, diversidade e igualdade de oportunidades (DILCRAH); Daniela Ruiz, diretora executiva da ONG 7 Colores Diversidad e responsável pela formação de servidores públicos nas áreas de Justiça e Forças de Segurança do governo federal na Argentina; Rolando Jiménez, presidente da ONG Movimiento por la Liberación Homosexual (MOVILH) no Chile.

No dia 18 de maio, o público poderá conferir ainda um painel presencial que será realizado na Aliança Francesa de São Paulo (Rua General Jardim 182 – Centro) que abordará a memória do movimento LGBT e contará com a participação do escritor brasileiro João Silvério Trevisan, o ativista francês e fundador da ActUp, Philippe Mangeot, a professora de Antropologia na Unicamp, Regina Facchini, o fundador do Irish Queer Archive, Tonie Walsh, e o canadense e presidente da InterPride, Andrew Baker. O debate também conta com transmissão on-line ao vivo.

Além do Fórum, a exposição fotográfica Habeas Corpus, produzida pelo Arquivo Edgard Leuenroth da UNICAMP, estará em exibição no hall principal da Aliança Francesa. A mostra, que traz uma linha do tempo do movimento LGBT no Brasil com peças inéditas do acervo, ficará disponível entre os dias 18 de maio a 19 de junho. O encerramento fica por conta de um pocket-show com as artistas Greta Star e Marcinha do Corinto.

Confira a programação do evento aqui.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais