‘Impressão 3D de Alimentos’ é tema de live do Sebrae

A transmissão acontece nesta quarta às 16h, no canal do Sebraelab Foto: Divulgação
Compartilhe

Imprimir a própria refeição já é possível. E essa tecnologia abre portas para novos modelos de negócios. Os processos e oportunidades para o mercado de automação industrial serão debatidos na Live ‘Impressão 3D de Alimentos – O Futuro Chegou’, que acontece nesta quarta-feira (03/08), às 16h, no canal do Sebraelab no youtube, através do link https://youtu.be/UhHyZqR0CYQ. O evento é uma iniciativa do Sebrae Amazonas.

Parece coisa de cinema, mas a impressão de alimentos é realidade, por exemplo, para tripulações em missão espacial. Trata-se de uma vertente da indústria 4.0, que diz respeito a etapa de automação industrial com integração de diferentes tecnologias como inteligência artificial, robótica e computação em nuvem para maior agilidade e produtividade. A tecnologia vem sendo manuseada desde a década de 1990.

Já na impressão alimentícia, que passou a ser experimentada em 2010, as refeições são criadas por sucessivas camadas de material comestível adicionado em formato pastoso à impressora. Diante da possibilidade, as iniciativas podem atender diferentes necessidades, personalizadas de acordo com as restrições físicas.

O curador do Laboratório de Inovação Sebraelab e palestrante, Denys Cruz, avalia que o mercado tem grande potencial.

“A ideia é repassarmos o cenário da impressão 3D de alimentos para os empresários locais e fazer com que conheçam mais sobre a tecnologia, além de ilustrar como podem utilizar no dia a dia de seus empreendimentos”, pontuou Denys.

Ele ressaltou que as projeções para essa esfera tecnológica são promissoras. “Esse mercado segue em uma tendência muito forte de automação e personalização, aspectos do presente e que nos encontrarão em um futuro muito próximo, por isso é importante que os empreendedores do ramo estejam atentos”, destacou.

Cenário

Um estudo feito pelo Fórum Econômico Mundial 2020 revelou que até este ano, 41% das organizações mundiais pretendem investir na tecnologia e no Brasil o percentual é ainda maior, 49% dos empreendimentos. No mercado brasileiro a impressão 3D de alimentos está ganhando destaque gradualmente, com um crescimento anual de 24,1%.

A nível estadual, o cenário ainda é tímido para a impressão 3d popularizada. Ao se falar de impressão alimentícia, porém, alguns empreendimentos em Manaus já utilizam a tecnologia para impressões de itens a partir do chocolate.

Estrutura

Para fomentar e tornar acessível a utilização do recurso tecnológico, o SebraeLab Amazonas dispõe de uma impressora 3D livre para utilização para fins acadêmicos e trabalhos eventuais, além da disponibilização de treinamentos e orientações acerca da metodologia tecnológica de forma gratuita, mediante agendamento prévio.

Mais informações e agendamentos através do número telefônico (92) 99507-7810, que também atende via WhatsApp.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais