INC realiza procedimento pioneiro de cardioneuroablação no SUS

Dr. William Oliveira, residente de arritmia Anny Azevedo e Dra. Iara Atié Foto: Divulgação
Compartilhe

O Instituto Nacional de Cardiologia (INC), órgão de referência do SUS para tratamento de doenças cardiovasculares, realizou em junho de 2022 uma cardioneuroablação, procedimento de alta complexidade para o tratamento de síncope (desmaio), pela primeira vez na rede pública .

A cardioneuroablação é um procedimento minimamente invasivo indicado para pacientes com o tipo mais comum de desmaio, a síncope vasovagal – um desmaio provocado pela diminuição da pressão arterial e dos batimentos cardíacos por ação inapropriada do nervo vago. É utilizada em situações em que o paciente não responde a outros tratamentos disponíveis.

A cirurgia foi realizada pelos cardiologistas Iara Atié e William Oliveira, do Serviço de Arritmias Cardíacas do INC. De acordo com a dra. Iara, o paciente é um jovem com diversos episódios de síncopes, que passou por tratamento farmacológico e não farmacológico, inclusive o implante de um marcapasso, sem melhora de sua condição. O procedimento foi bem-sucedido e o paciente já recebeu alta.

“A cardioneuroablação é um procedimento minimamente invasivo no qual são utilizados cateteres para chegar ao coração. Nos átrios esquerdo e direito, as porções do sistema nervoso responsáveis pela redução dos batimentos cardíacos (inervações parassimpáticas) são identificadas, sendo feitas aplicações de radiofrequência nesses locais para modular as fibras que estão funcionando de modo inadequado, levando a pausas e síncopes. O resultado final do procedimento foi muito bom, com o objetivo alcançado”, conta ela.

A ablação já é um procedimento consagrado no tratamento de arritmias e seu uso no tratamento de síncope vasovagal pode beneficiar inúmeros pacientes. O INC é referência no tratamento das arritmias no SUS e realiza procedimentos de ablação com frequência tanto em adultos quanto em crianças, sendo o único hospital público no estado do Rio de Janeiro a ter um serviço dedicado de ablação para pacientes pediátricos.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais