Incêndio atinge serra do Curral em MG e destrói a vegetação

Incêndio atinge serra do Curral em MG e destrói a vegetação
Foto: Reprodução
Compartilhe

A serra do Curral, na região metropolitana de Belo Horizonte, foi atingida por um incêndio que destruiu grande parte da área.

De acordo com o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, o fogo começou a se alastrar por volta das 18h desta sexta-feira (09/09).

Na manhã deste sábado (10/09), o Corpo de Bombeiros realizou três sobrevoos em áreas queimadas e pontos de incêndio com focos vivos.

Por causa da dificuldade de acesso aos locais atingidos por via terrestre, bombeiros e brigadistas foram levados em aeronaves para os locais dos focos de incêndio.

Ao todo 25 bombeiros militares e 15 brigadistas contratados pela mineradora Tamisa atuam no combate ao fogo. A extensão da linha de fogo e da érea queimada ainda não foi estimada pelos Bombeiros.

Na noite de sexta, atuaram para conter as chamas antes que atingissem torres de transmissão de rádio.

Em nota, a Tamisa Mineração informou que o incêndio que acontece na serra do Curral atingiu também parte da fazenda Ana da Cruz, onde está o projeto de mineração.

O local atingido pelo fogo se chama vale do Córrego da Fazenda e será uma área de preservação ambiental mantida pela Tamisa conforme previsto no projeto de mineração.

“Trata-se de incêndio criminoso causado por pessoas que acessam a área sem autorização”, informou a mineradora.

A serra do Curral vive um imbróglio judicial em torno da autorização para operação de uma mineradora na região. A licença foi emitida em abril pelo Conselho Estadual de Política Ambiental de Minas Gerais, órgão ligado ao governo do estado.

Entre os argumentos contra o empreendimento estão o suposto desrespeito à lei de uso e ocupação do solo, a necessidade de posicionamento de instância federal para sua implantação e a ausência de consulta a uma comunidade quilombola da região. Ambientalistas também afirmam que o projeto de mineração pode reduzir os níveis do aquífero formado na região.

A Tamisa Mineração diz que fez estudos e análises do projeto ao longo de longo dos quase dez anos e atendeu a todas as exigências técnicas e legais dos órgãos responsáveis.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais