Indígena do Povo Baniwa, Maria do Rosário assume a Coordenação da Funai no Rio Negro (AM)

Esta é a primeira vez que a Coordenação Regional (CR) Rio Negro será comandada por uma mulher indígena. Foto: Assessoria de Comunicação / Funai
Compartilhe

A liderança indígena Maria do Rosário, também conhecida como Dadá Baniwa, tomou posse na sexta-feira (05/05), como a nova coordenadora da unidade da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) na região do Rio Negro, no Amazonas.

A cerimônia ocorreu na Casa do Saber da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn), em São Gabriel da Cachoeira (AM), com a presença da presidenta da Funai, Joenia Wapichana, além de lideranças da região e servidores da instituição.

Esta é a primeira vez que a Coordenação Regional (CR) Rio Negro será comandada por uma mulher indígena. Durante a cerimônia, a presidenta da Funai ressaltou a sua satisfação em participar da solenidade, destacando ainda importância da presença indígena em posições estratégicas no Governo Federal.

“Para mim é uma honra participar deste momento que é tão especial para os povos indígenas, que é fazer parte da retomada e reconstrução da Funai, colocando os povos indígenas como colaboradores, não apenas como espectadores, mas fazendo parte desse processo, junto com o nosso presidente Lula, para a implementação de políticas públicas. Nós temos legitimidade, experiência, potência. Nós queremos fazer diferente e estamos tendo essa oportunidade. A Funai está de volta, agora com Dadá Baniwa no Rio Negro, com as mulheres indígenas. Estamos juntas nessa luta”, frisou Joenia Wapichana.

Para Maria do Rosário, a posse mostra a força e a união do movimento indígena, fruto de um processo lento, porém firme, que culminou na ocupação de espaços decisórios pelas lideranças.

“É com bastante orgulho, parentes, e bastante sentimento de responsabilidade que assumo hoje a Coordenação Regional da Fundação Nacional dos Povos Indígenas do Rio Negro. Desafio esse que só aceitei por ter a plena convicção de que não estarei sozinha. Contarei com o apoio da nossa presidenta Joenia Wapichana, do movimento indígena, dos servidores da Funai, que já me receberam com muito carinho, dos parceiros aqui presentes e da minha família, que sempre foi a minha base. Chegamos a essa vitória após anos de luta. Esse momento histórico é nosso, do povo indígena”, salientou. Segundo ela, sua gestão será pautada pela busca incansável dos direitos indígenas e indigenistas, em diálogo constante com os 23 povos que habitam a região.

Já o presidente da Foirn, Marivelton Barroso Rodrigues, lembrou o histórico de luta por direitos dos indígenas da região do Rio Negro, pontuando que hoje os povos enfim estão tendo espaço, voz e conquistas, entre elas a homologação da Terra Indígena Uneiuxi, anunciada pelo Governo Federal no final do mês de abril. “É assim que nós vamos avançando, com muita luta. Hoje Dadá Baniwa assume a Coordenação Regional e temos o desafio de fortalecer as ações por meio de uma parceria conjunta de trabalho pelo desenvolvimento sustentável das terras indígenas do Rio Negro. Nós sabemos o que queremos”, completou.

Foto: Assessoria de Comunicação / Funai

Posse coletiva

Na ocasião, em uma solenidade conjunta, também tomaram posse o coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Alto Rio Negro, Luiz Brazão, o presidente regional do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi), Jovânio Normando, e o chefe da Unidade de Conservação Pico da Neblina, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Daniel Assis.

Sobre a nova coordenadora regional

Natural da região do Içana, Maria do Rosário é cientista política formada pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com mestrado em Linguística e Línguas Indígenas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/Museu Nacional). Em 2021, foi eleita Coordenadora do Departamento de Mulheres Indígenas do Rio Negro (DMIRN/Foirn), sendo uma das colaboradoras da Rede de Cooperação Amazônica (RCA). Com larga experiência e capacidade técnica e política, é uma conhecedora da região e seus desafios, com uma trajetória de luta pela proteção dos territórios e a garantia dos direitos dos povos indígenas.

A CR Rio Negro

Antes do evento, Joenia Wapichana conheceu as dependências da Coordenação Regional (CR) Rio Negro e se reuniu com os servidores da unidade, os quais relataram as principais demandas da região. A CR está localizada no município de São Gabriel da Cachoeira (AM) e atua junto aos povos indígenas das etnias Tukano, Dessana, Tariano, Siriano, Kubeo, Yanomami, Karapanã, Baniwa, Däw, Hupda, Hupdé, Baré, Bará, Barasana, Tuyuka, Arapaso, Warekena, Kuripako, Nadöb, Pyra-Tapuya, Miriti-tapuya, Kotiria e Makuna. Criada em 2009, a unidade é responsável por coordenar e monitorar a implementação de ações de proteção e promoção dos direitos de povos indígenas na região do Rio Negro.

A área de atuação da CR Rio Negro abrange os municípios de São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro e Barcelos, onde vivem aproximadamente 48 mil indígenas.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!