Indígenas defendem a floresta amazônica com técnicas de monitoramento e tecnologias

Foto - Beture Nhakmô/ WWF-Brasil
Compartilhe

No sul do estado do Pará, os povos indígenas Kayapó-Mẽbêngôkre, Mkayapó, e Menkragnoti formam uma barreira contra a destruição da floresta amazônica, que sofre com os garimpeiros, madereiros e pescadores ilegais. E o uso das tecnologias ajuda no monitoramento e vigilância territorial das Terras Indígenas.

Osvaldo Barassi Gajardo, especialista em convervação e parceiro da ação que envolve a WWF-Brasil e a Associação Florestal Protegida (AFP), explica que o uso das tecologias pelos indígenas ajuda na coleta de evidências em campo, a fim de subsidiar a elaboração de relatórios e denunciar aos órgãos competentes.

“A ideia é que o projeto garanta o funcionamento das bases de vigilância e a manutenção de equipes de proteção territorial. Demos esse apoio por meio de doação de equipamentos, além de recursos para alimentação, diárias a indígenas e combustível que possibilitaram a ação das equipes”, frisa.

Os equipamentos são três GPS, um tablet, um computador portátil, dois motores de popa de 40 HP para barcos e quatro motores de popa rabeta. A união das técnicas e do material aperfeiçoa e sistematiza o banco de dados de vigilância.

Esses dados, em conjunto com sistemas de informação geográfica, permitirão acompanhar a efetividade do trabalho de monitoramento ao longo do tempo. Assim, além de garantir o funcionamento das bases, o projeto visa aperfeiçoar sistemas de coleta de dados e informação, fazer análise e tomadas de decisão mais qualificadas.

                                                              Foto – Beture Beptemeiti/ WWF-Brasil

A cacica O-é Kaiapó Paiakan falou sobre as bases de vigilância e a relização de expedições para a vigilância constante contra invasores:

“Só o fato de estarmos ocupando o espaço já garante alguma proteção. Como nossa área é muito grande e temos grande pressão externa, esses projetos são fundamentais. É importante estarmos capacitados e podermos agregar novas técnicas ao procedimento que já fazemos para proteção do território”, frisa.

A ação conta com revezamento entre indígenas e não indígenas, e a previsão é que o projeto continue por anos.

Igor, coordenador dos cursos de jovens para monitoramento e gestão territorial, fala sobre a geração de renda da ação aos indígenas, que desestimula atividades ilegais:

“A geração de renda também é importante para reduzir o assédio e incentivar as comunidades que estão ali segurando o avanço do garimpo, de forma que possam fortalecer o trabalho de monitoramento que estão fazendo”. – frisou.

As pressões por invasão de território existem desde 1970, mas Igor reforça que houve um disparo no nível a partir de 2016 e ainda mais em 2019, com a atual gestão do Governo Federal:

“Não apenas o ritmo das invasões está aumentando, mas o discurso favorável à exploração das terras indígenas está sendo legitimado, ‘empoderando’ os garimpeiros. Com isso, a pressão de cooptação de indígenas também está cada vez maior. A sensação de impunidade é cada vez maior e os conflitos também estão cada vez mais frequentes”, diz Igor.

Fonte: WWF-Brasil.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!