Indígenas Guarani e Kaiowá são ataquados em Dourados

Indígenas Guarani e Kaiowá são alvos de ataque em Dourados
Foto: Reprodução
Compartilhe

Indígenas da etnia Guarani e Kaiowá foram alvo de um ataque realizado por um grupo armado na quarta-feira (16/08) em Dourados, no Mato Grosso do Sul. Segundo informações do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), os indígenas relataram que o grupo invadiu o tekoha Avae’te, um acampamento próximo à reserva de Dourados, e efetuou disparos, mas ninguém ficou ferido.

Na madrugada de terça-feira (15/08), os indígenas afirmam que pistoleiros incendiaram dez casas, obrigando muitos deles a se esconderem no mato. O Cimi divulgou uma nota informando que os indígenas estão amedrontados e preocupados com possíveis novos ataques.

O Cimi aponta que, embora seja o primeiro ataque registrado este ano contra os guarani e kaiowá do tekoha Avae´te, ações semelhantes vêm ocorrendo desde 2018, quando teve início o processo de retomada das terras, gerando conflitos.

A reserva possui uma área de 2,4 mil hectares, considerada insuficiente para abrigar a população indígena local, que ultrapassa 13 mil pessoas. Diante disso, grupos indígenas têm estabelecido acampamentos próximos à reserva como forma de reivindicar a retomada de terras tradicionais atualmente ocupadas por fazendeiros.

Em 2007, a Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Ministério Público Federal firmaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o objetivo de acelerar a demarcação das áreas reivindicadas nos arredores da Terra Indígena Dourados Pegua.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais