Indigenista e jornalista inglês desaparecem no Amazonas

Foto: Reprodução
As buscas pelo jornalista inglês Dom Phillips e indigenista Bruno Araújo continuam na região. Foto: Reprodução
Compartilhe

A União das Organizações Indígenas do Vale do Javari (Univaja), divulgou a informação de que o indigenista Bruno Araújo Pereira, e o jornalista inglês Dom Phillips, correspondente do jornal The Guardian, estão desaparecidos desde domingo (05/06) no Vale do Javari, no Amazonas.

Phillips estava indo para uma localidade, chamada Lago do Jaburu, para entrevistar indígenas e Bruno Araújo o acompanhava. Ainda nesta segunda (06/06), uma nota assinada por outras associações representantes de povos indígenas, informa que a dupla desapareceu no trajeto entre a comunidade Ribeirinha São Rafael até a cidade de Atalaia do Norte, pontos de ida e ponto de retorno respectivamente, no estado do Amazonas.

A última informação de avistamento deles é da comunidade São Gabriel com relatos de que avistaram o barco passando em direção a Atalaia do Norte. Às 16h, outra equipe de busca saiu de Tabatinga, em uma embarcação maior, retornando ao mesmo local, novamente nenhuma pista foi encontrada.

De acordo com o comunicado, Pereira é experiente e profundo conhecedor da região já que foi Coordenador Regional da Funai de Atalaia do Norte por anos.

Em nota, o The Guardian confirmou o desaparecimento do jornalista britânico, que está trabalhando em um livro sobre meio ambiente com apoio da Fundação Alicia Patterson. Atualmente, Philips está sediado em Salvador e faz reportagens sobre o Brasil há mais de 15 anos para jornais como Guardian, Washington Post, New York Times e o Financial Times.

“Crescem os temores sobre a segurança de um jornalista britânico e de um especialista indígena brasileiro que desapareceram em um dos cantos mais remotos da Amazônia poucos dias depois de receberem ameaças.

O Governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), determinou à Secretaria de Segurança Pública o envio de reforço policial especializado para o município de Atalaia do Norte, para apoiar as buscas e as investigações do desaparecimento do indigenista e do jornalista inglês.

O titular da 50ª Delegacia Interativa de Polícia Civil (DIP), delegado Alex Perez, montou uma força-tarefa entre as polícias Militar e Civil, além de voluntários para intensificação das buscas na região, que já começaram.

“A SSP-AM está tomando todas as medidas cabíveis para auxiliar na elucidação do caso, em colaboração ao MPF, Polícia Federal e Funai”, afirmou o governo do Estado.

*Com informações da CNN

 

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!